O Congresso dos Criadores
O dr. Assis Brasil fez ampla exposição do problema
Em consecutivas noticias nos occupamos nos ultimos dias da realisação nesta capital de um congresso de criadores, afim de se tratar da situação afflictiva em que se encontra a pecuaria rio-grandense. A convocação desse congresso, como se sabe, partiu da Federação Rural e das associações pecuarias dos municipios de Pelotas, Uruguayana, São Gabriel e Livramento. O appello nesse sentido foi logo attendido chegando de todos os municipios pastoris do Estado, telegrammas de adhesões, bem como nomeando delegados ao congresso, que desde que se aventou a idéa de sua realisação prendeu logo a attenção das nossas classes ruraes. Assim, representantes de todos os municipios partiram para esta capital, tendo alguns delegado poderes a pessoas que aqui se acham, afim de represental-os no congresso. A esta reunião compareceu grande numero de congressistas, tendo presidido os trabalhos o coronel Alfredo Moreira que fez uma dissertação sobre os motivos que haviam determinado a Federação Rural e as demais associações signatarias do convite a convocarem o congresso.
Fala do dr. Assis Brasil - Este congresso acaba simplesmente de designar uma commissão para ir ao Rio de Janeiro tratar de alguma cousa que se diz ser o remedio capaz de sanar as horriveis difficuldades, em que se debatem os criadores do Rio Grande do Sul. E, entretanto, nada ha de definitivo a respeito do programma dessa commissão. A imprensa não circula ainda em nosso Estado com a presteza com que desejamos. Eu mesmo sou uma das tantas victimas, muitas vezes, da falta de leitura dos jornaes, em consequencia do nosso ainda não perfeito serviço de estradas de ferro. O que o Rio Grande pede é relativamente facil de ser satisfeito; mas essa causa tão nobre, tão grande e tão patriotica, mesmo no que encerra de interesse bem entendido, póde ser prejudicada por pequenas causas, por pequenas cincas de má vontade, de desconhecimento da verdadeira situação, e o orador se sentiria infeliz, mortificado se visse a sua boa vontade bater em taes escolhas. Assis Brasil apella para todos os que amam acima de tudo o nosso Estado e a nossa Patria, de que elle é tão grande parte, afim de que as prevenções de partido, de seita, e ciumes, de quaisquer considerações e motivos inferiores desappareçam diante da magnitude do objecto. Se o Rio Grande do Sul não apresentar essa frente solidamente unida bem pouco póde esperar quanto a justiça que vae reclamar dos poderes nacionaes.
Um congresso no Rio de Janeiro - No Rio de Janeiro de 14 a 28 de setembro, reunir-se-á o Terceiro Congresso Nacional de Agricultura e Pecuaria, da qual participarão sociedades agricolas de varios Estados.
As resoluções do congresso foram communicadas á Sociedade Nacional de Agricultura
O coronel Alfredo Moreira, presidente da Federação Rural enviou telegramma á Sociedade Nacional de Agricultura comunicando as resoluções tomadas no Congresso de Criadores.
Materia publicada em 1º/9/1920
A grafia da época está preservada nos textos acima
CRONOLOGIA
O dia 8 de setembro na história
1913 - Balão dirigível Zeppelin faz seu primeiro voo.
1915 - É assassinado no RJ, o senador gaúcho Pinheiro Machado.
1920 - Gandhi é eleito líder pelo Congresso Nacional Indiano.
1949 - Morre o compositor alemão Richard Strauss.
1952 - Nasce o ator Paulo Betti.
1987 - Morre em acidente aéreo o ministro Marcos Freire.
