Congresso Socialista em Livorno repudia tendências bolchevistas

Congresso Socialista em Livorno repudia tendências bolchevistas

Correio do Povo do dia 25 de janeiro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A disciplina partidária foi a pauta principal do Congresso de Livorno.

publicidade

O Congresso Socialista de Livorno

Roma, 23 - Em consequencia da votação final do Congresso de Livorno, a direcção do partido socialista continua em mão dos unitarios, com a adhesão dos centristas que se comprometteram a observar a disciplina partidaria. Não obstante a excomunhão lançada pelo comité executivo de Moscou, o partido manterá a sua adhesão á Terceira Internacional, aguardando a decisão do proximo congresso e não reconhecendo áquele comité o direito de decretar a expulsão. A adhesão á Terceira Internacional importa na aceitação do seu programma com reservas que devem ser consideradas como simples medidas temporarias, para evitar as difficuldades que resultariam de uma ruptura subita. A decisão do congresso de Livorno constitue, realmente, o repudio das tendencias bolshevistas e a volta do partido á concepção evolucionista gradual que triumphou.

DIVERSAS

Os cinemas e o Centro Musical - Nos varios cinemas existentes nesta capital, as orchestras foram, hontem substituidas por pianistas. Em declaração que, por esta folha, fazem, na secção competente, allegam os proprietarios dessas casas de diversões que tomaram tal resolução, afim de evitar o levantamento dos preços das localidades, accrescentando que resolveram destinar, diariamente, a importancia de 100$ a instituições pias desta capital. Sobre o mesmo assumpto vae, tambem, publicada, em outro local desta folha, uma declaração da directoria do Centro Musical Porto Alegrense. Declara esta que todas as orchestras foram dispensadas sem qualquer aviso previo e sem que de sua parte houvesse motivo para essa resolução, accrescentando não terem reclamado augmento de ordenados, nem haver feito qualquer imposição.

Conflicto no Rio Grande - Regressou, ante-hontem, do Rio Grande, o coronel Affonso Emilio Massot, commandante geral da Brigada Militar e cuja viagem ali foi motivada pelo conflicto occorrido, ha dias, conforme noticiámos, entre praças do destacamento naquella milicia e soldados da policia administrativa. Como se sabe desse conflicto não só resultou a morte de uma praça da policia, como tambem ferimentos de outras praças de ambas as partes. O coronel Massot tomou varias providencias, tendentes a acabar com esses actos de indisciplina, inclusive a mudança de commando do destacamento que ali se acha.

TELEGRAMMAS

Suspensão de jornal

Alegrete, 24 - Com o seu numero de sabbado, suspendeu a sua publicação o jornal “A Palavra”, que aqui era editado sob a direcção de Julio Ribas.

O bolchevismo na Allemanha

Berlim 24 - As autoridades de Essen, Dusseldorf e Dortmund, em varias diligencias que levaram a cabo, conseguiram descobrir a existencia de um verdadeiro exercito vermelho. Este tinha seu quartel-general em Berlim havendo sub-commandos regionaes. Formado pelos communistas, que se consideram um pequeno Estado dentro do Estado, esse exercito possuia organização militar, e dispunha de armas pesadas e ligeiras, além de outros materiaes bellicos. A acção deste exercito devia desencadear-se por occasião da gréve dos fundidores de Hanborn, mas o momento foi considerado innoportuno.

Os bens de allemães

Lisboa, 23 - A Allemanha reclamou ao governo portuguez no sentido de que os bens dos allemães, confiscados durante a guerra, sejam entregues aos respectivos donos. Reclamou tambem o governo da Allemanha que o cemiterio existente nesta capital volte a ter a mesma administração allemã de antes.

A grafia da época está preservada os textos acima.

CRONOLOGIA

O dia 25 de janeiro na história

1875 - Inauguração de linha regular de vapores entre Liverpool e Manaus.
1923 - Borges de Medeiros assume o governo do Rio Grande do Sul pela quinta vez, ocasionando uma revolução com a oposição. 
1928 - Getúlio Vargas assume a presidência do Rio Grande do Sul.
1947 - Morre o gângster norte-americano Al Capone. 
1970 - Inauguração da TV Gazeta. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895