Construção da Ponte do Rio Jaguarão

Construção da Ponte do Rio Jaguarão

Correio do Povo do dia 7 de março de 1924, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Ponte sobre o rio Jaguarão

publicidade

A ponte sobre o rio Jaguarão - Será de cimento armado a ponte internacional

Aproveitando-se de uma autorização legislativa, o Brasil firmou com o Uruguay, em 22 de julho de 1918, um tratado para a fixação da divida uruguaya e sua liquidação por meio de obras publicas de interesse para ambos os paizes, as quaes foi estabelecido que seriam um instituto de trabalho na fronteira e uma ponte internacional sobre o rio Jaguarão. Em cumprimento ás especulações desse pacto, foi logo organizada uma commissão mixta sob a chefia de dous altos commissarios, o sr. Virgilio Sampognaro, por parte do Uruguay, e o Marechal Gabriel Botafogo, por parte do Brasil. Essa commissão mixta iniciou promptamente seus trabalhos, para a locação para a ponte internacional sobre o Jaguarão destinada a approximar a cidade brasileira desse nome á margem uruguaya fronteira.

DIVERSAS

As obras do Hospital Espirita Jesus Nazareno - Ha algum tempo se encontram suspensas, como se sabe, as obras de construcção do hospital espirita Jesus Nazareno, que está sendo levantado no Caminho do Meio. A sua dirctoria actual, que tem como presidente, o tenente-coronel Frederico Augusto Gomes da Silva, empenha-se para que ellas prosigam o quanto antes. A proposito está fazendo um appello aos espiritas daqui e do interior, no sentido de remetterem donativos para a conclusão do hospital.

O navio exposição Italia - Ha dias, como noticiamos em reunião da colonia italiana, aqui domiciliada, foi organisado o Comitato Pró-Homenagens á embaixada, que dentro de algumas semanas chegará ao Rio Grande, a bordo do navio exposição Italia. Hontem, uma commissão do comitato, tendo á frente o sr. Julio Bozano, regente do consulado da Italia, esteve no palacio do governo, onde foi recebido em audiencia especial, pelo dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado. A commissão communicou a s. exc. fundação do comitato acima e os fins que elle tinha em vista. O dr. Borges de Medeiros agradeceu a communicação declarando tambem que o governo do Estado, prestará todas as homenagens que se prestarem á embaixada da nação amiga, afim de que a sua missão seja corôada de exito.

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense

Viagem do general Setembrino ao Estado

Pelotas, 5 - O general Setembrino de Carvalho, respondendo a um telegramma de congratulações do deputado Antunes Maciel, reaffirmou que, no curso do mez corrente, virá ao Rio Grande do Sul. A esse respeito accrescenta o “Libertador” que o general Setembrino estabelecerá o seu quartel general em Bagé.

Telegramma do dr. Assis Brasil ao general Setembrino de Carvalho

“Apesar da negativa official, é uma realidade o terrorismo das autoridades e provisorios armados, e ameaçando e aggredindo os opposicionistas, bem como dos juizes difficultando o alistamento. Os meus amigos, em muitas localidades, garantem o triumpho eleitoral dependendo da plenitude das garantias. Na falta destas, começa a alastrar a decisão de abandonar as urnas. Prevejo que os meus conselhos serão impotentes para evitar esse pernicioso resultado. Outra necessidade imperiosa é a sua vinda prometida para superintender o serviço de garantias.”

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 7 de março na história

  • 1694 - Fundação da Casa da Moeda brasileira.
  • 1808 - Corte portuguesa chega ao Rio de Janeiro.
  • 1918 - Durante a Revolução Russa, Partido Bolchevique vira Partido Comunista Russo.
  • 1936 - Hitler ocupa a Renânia desmilitarizada na Alemanha.
  • 1990 - Morre aos 92 anos, O líder comunista Luiz Carlos Prestes.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895