Construção Pia Instituição Pedro Chaves Barcelos concluída

Construção Pia Instituição Pedro Chaves Barcelos concluída

Correio do Povo do dia 15 de março de 1924, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

publicidade

Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos

Já se acha construido o grande edificio localisado no bairro Rio Branco e que se destina á “Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos”. Sua inauguração está marcada para a proxima quarta-feira, ás 8 1/2 horas da manhã. Segundo seus estatutos a “Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos” assim denominada, afim de homenagear a memoria e a philantropia do pranteado sr. Pedro Chaves Barcellos. Foi fundada pela sua viuva, exma. sra. d. Ilza Chaves, e por seus irmãos Paulino Chaves Barcellos, Antonio Chaves Bacellos Filho e Ismael Chaves Barcellos, em cumprimento de uma promessa pelo extineto feita. A sua séde em Porto Alegre é no edificio mandado construir pelos fundadores no bairro Rio Branco, defronte á Igreja Nossa Senhora da Piedade. A “Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos” tem porfim acolher, amparar e educar meninas pobres e desvalidas, de preferencia orphãs desprotegidas, nacionaes e extrangeiras.

DIVERSAS

O surto economico na Allemanha - O chanceller Marx, falando hontem perante o Congresso da Industria e do Commercio, salientou o grande surto economico da Allemanha, depois da estabilização da moeda. Apoiando essa asserção, referiu que, em novembro de 1923, o numero de operarios que trabalhavam horas reduzidas era de um milhão e oitocentos mil, ao passo que hoje orçava em cento e trinta mil, sendo a mesma a proporção nos territorios occupados. Frizou que subsistem difficuldades criadas pelos pesadissimos encargos do orçamento do Reich, e terminou appelando para as forças vivas do paiz para a estabilização urgente da vida economica da Allamanha. Falando depois, o presidente da Camara do Commercio de Hamburgo assignalou que o desenvolvimento do apego maritimo da Allemanha tornou a alcançar o nivel de 1914.

Cambio francez - A situação do cambio francez está se normalizando. Os jornaes reconhecem o acerto, a opportunidade e o exito das previdencias tomadas pelo governo para a valorização do franco e o fracasso das manobras dos especuladores de Berlim e Amsterdam. O correspondente do “Le Journal”, em Amsterdam anuncia que, desde hontem, na Bolsa dali, os especuladores se veem impossibilitados de entregar francos vendidos segunda e terça-feira.

TELEGRAMMAS

A excursão do General Honorio Lemes

S. Sepé, 13 - Hoje, as 18 horas, chegou o general Honorio Lemes, acompanhado de sua comitiva. Foi elle recebido, com grande enthusiasmo, pelos seus corregionarios, formando-se um prestito em que tomaram parte mais de mil pessoas. Saudado pelo sr. Manoel Macedo, que preferiu um discurso constantemente applaudido, agradeceu, em nome daquelle ex-chefe revolucionario, o sr. Annibal Cassal.

Notícias de Novo Hamburgo

Novo Hamburgo, 14 - No proximo domingo deverá chegar a esta localidade o dr. Flores da Cunha. Seus correligionarios preparam-lhe festiva recepção. Tambem virá brevemente, a convite da Alliança Libertadora, o general Honorio Lemes, que por essa occacisão visitará alguns districtos do municipio de S. Leopoldo. Ambos os partidos estão activando trabalhos de qualificação eleitoral.

Falta de sellos adhesivos

Bagé, 14 - A collectoria está com falta de sellos de todos os valores, tanto adhesivos como para contas assignadas, causando sensiveis prejuizos ao commercio local.

A grafia da época está preservada nos textos acima.

CRONOLOGIA

O dia 15 de março na história

  • 1975 — Ocorre a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara.
  • 1985 — José Sarney se torna o primeiro presidente civil do Brasil após 21 anos de regime militar, assumindo o cargo depois que o presidente eleito Tancredo Neves ficou seriamente doente no dia anterior.
  • 1991 — Alemanha reunificada formalmente recupera plenamente a sua soberania.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895