Coronel Claudino Nunes Pereira assume comando de forças do governo em Cachoeira

Coronel Claudino Nunes Pereira assume comando de forças do governo em Cachoeira

Correio do Povo do dia 8 de agosto de 1923, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Coronel Claudino Nunes Pereira no comando das forças do governo

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

Cachoeira, 7 - O coronel Claudino Nunes Pereira assumiu hoje o commando das forças do governo aqui estacionadas e compostas dos corpos provisorios commandados pelos tenentes-coroneis Annibal Loureiro e Guarany de Bem. Consta que da brigada do centro tambem farão parte, além daquelles, os corpos provisorios de Santa Maria e S. Gabriel. Hoje, novos piquetes revolucionarios estão excursionando pelos 2º e 3º districtos, vindo até as proximidades dos passos da Seringa e S. Lourenço, nas immediações desta cidade. Esta manhã partiu para o 3º districto uma força do governo comandada pelo capitão Donato Nunes Menezes que tiroteou com um piquete revolucionario, o qual se retirou. 

DIVERSAS 

Melhoramentos na Santa Casa - Uma serie de melhoramentos acaba de ser introduzidos na Santa Casa de Misericordia. Um delles foi a construcção nas proximidades onde se encontra a vasta cosinha do hospital, de um pavilhão especial para o deposito de carne, todo revestido de escariola e com telas de arame, afim de que a ventilação seja completa. Tambem nas proximidades deste pavilhão foram construidos depositos especiaes para a lenha, sendo reformado completamente o forno destinado á fabricação de pão. Para a execução destas obras, pouco gastou a provedoria da Santa Casa, pois aproveitou o material velho e o pessoal que sempre serve no hospital. Agora, trata-se de construir, junto ao edificio onde se encontra a lavanderia a vapor, um pavilhão especial que se destinará aos dormitorios e refeitorios dos empregados internos e que servem nas diversas dependencias do hospital. Este pavilhão será dotado de uma ampla sala para refeições e de 12 quartos para dormitorios, alem de banheiros e patentes especiaes. Estas obras começarão dentro de poucos dias. 

Gado exportado - Telegramma do Mexico, ao ministro da Agricultura, informa que o gado bovino exportado de S. Paulo no vapor “Curityba”, com o auxilio do governo, ali chegou em muito boas condições. 

TELEGRAMMAS

Banquete ao sr. Julio Mesquita, no Rio de Janeiro

S. Paulo, 6 - Telegrammas do Rio de Janeiro dizem que será, ali offerecido um grande banquete ao sr. Julio Mesquita, director do “Estado de São Paulo.” O qual se acha ha cerca de um mez na capital da Republica. O banquete, que se realizará dentro de poucos dias, já recebeu grande numero de adhesões de representantes de varias classes sociaes. Daqui, irão varios amigos do sr. Julio Mesquita para tomar parte nessa homenagem. 

A situação européa 

Dusseldorf, 6 - Foi posto em liberdade o director da policia local, o qual tinha sido preso hontem por motivo de attentado de ha dias. Outros attentados estão sendo praticados em varios pontos. Nos edificios occupados pelas autoridades francezas, foram encontrados explosivos. Na linha ferrea de Essen, explodiu outra bomba. A população condemna, em geral, esses attentados, como o proprio burgo-mestre o assegurou ao general Derignes. Foi votado pela assemblé a condemnação dessa politica de odio. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 8 de agosto na história

1901 - O dirigível com Santos Dumont fica preso em uma chaminé e bombeiros o resgatam. 
1937 - Nasce o ator Dustin Hoffman. 
1974 - o presidente dos EUA Richard Nixon renuncia ao mandato para evitar o impeachment por causa do Watergate.
1979 - Lançamento da Hora do Povo, jornal do MR-8. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895