Coronel Claudino Pereira persegue General Estacio Azambuja

Coronel Claudino Pereira persegue General Estacio Azambuja

Correio do Povo do dia 9 de setembro 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Coronel Claudino Pereira perseguia as tropas de Estacio Azambuja

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

Cachoeira, 8 - Hontem, á tarde, foi cortada a linha telephonica, sendo restabelecida hoje. Confirmando as informações hontem enviadas, foram recebidas, hoje, de lá, noticias de origem situacionistas, accrescentando que grupos revolucionarios dispersos foram sair hontem no Formigueiro, sendo atacados por forças do 3º corpo provisorio, de Santa Maria, travando-se tiroteio, no qual morreram os revolucionarios Ignacio Pereira e Olavo Fernandes. O coronel Claudino Pereira vae perseguindo de perto o general Estacio Azambuja, já estando naquelle municipio varios revolucionarios dispersos. Debaixo de fogo intenso a columna de Estacio Azambuja dirigiu-se para o Passo do Juliano que transpoz refugiando-se nos mattos, sempre sob cerrada fuzilaria das forças legaes. 

DIVERSAS

Apanhado pelo bonde - Ás 22 horas de hontem, o bonde lettra “p” n. 5, vinha do fim da linha do Parthenon, quando na Estrada de Matto Grosso, próximo á rua Larga, apanhou a José Barbosa, residente a rua Boa Vista n. 25. Do desastre resultou ficar a victima com a clavicula direita fracturada, recebendo forte choque traumatico. Na Assistencia Publica do 2º districto recebeu José Barbosa os primeiros soccorros, sendo depois transportado para a Santa Casa. O electrico tinha como motorneiro e conductor, respectivamente, os de chapa 385 Isaias Rodrigues, e 204, Antonio Martins Vieira.

Collegio Militar - Commemorando a data de 7 de Setembro, a Sociedade Civica Litteraria, do Collegio Militar, realisou uma sessão solemne, presidida pelo marechal José Raphael de Azambuja, commandante desse estabelecimento, que pronunciou algumas palavras ao iniciar o trabalho da commemoração. 

TELEGRAMMAS

O assassinato do senador 

Pinheiro Machado 

Rio, 8 - O “Paiz” estampa hoje o retrato do senador Pinheiro Machado, acompanhado de um artigo em que recorda o 8º anniversario do seu assassinato e aprecia a sua ação na politica nacional. 

A propaganda do voto secreto 

S. Paulo, 8 - Perante grande numero de curiosos, realizou-se hoje o encerramento da exposição de cartazes de propaganda do voto secreto, organizado pela Liga Nacionalista. 

Inglaterra

Cogita-se adoptar o dia de seis horas de trabalho 

Londres, 8 - Informam de Plymouth que o congresso dos Tride Unions presentemente reunido naquella cidade, approvou uma moção favoravel á instituição da jornada de seis horas de trabalho.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 9 de setembro na história

1923 - Morre o marechal Hermes da Fonseca. 
1948 - A Coreia do Norte é proclamada República. 
1974 - Nestor Jost, da Arena, e Paulo Brossard, do MDB, fazem o primeiro debate político depois de 1964 pela TV. 
1976 - Morre Mao Tsé Tung, líder da revolução na China.
1986 - Morre a pianista brasileira Magdalena Tagliaferro. 

O dia 10 de setembro na história

1837 - O líder farroupilha Bento Gonçalves foge da prisão. 
1930 - Nasce o poeta e jornalista Ferreira Gullar. 
1972 - Emerson Fittipaldi conquista o primeiro título de campeão mundial de Fórmula 1. 
1976 - Nasce em Florianópolis o tenista Guga (Gustavo Kuerten).
2001 - O prefeito de Campinas, SP, Toninho do PT, é assassinado. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895