Coronel Estácio Azambuja entra de vez com suas tropas na revolução

Coronel Estácio Azambuja entra de vez com suas tropas na revolução

Correio do Povo do dia 12 de abril de 1923, quinta-feira, noticiava:

Forças do coronel Estacio Azambuja

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

Rio, 11 - Telegramma de Montevidéo noticia que o coronel Estacio Azambuja, chefe federalista em Bagé, levantou cerca de 1500 homens, armados e equipados, para entrar na luta que vae ser travada nesse Estado. Accrescentou o despacho que essas forças dispõe de numerosos fuzis com a respectiva munição, tendo tambem duas metralhadoras.

Alarme em S. Borja 

S. Borja, 8 - A população local está profundamente alarmada ante os preparativos de defesa que estão sendo postos em pratica, ante a perspectiva de um ataque dos revolucionarios a esta cidade. Esta madrugada, seguiu para o 2º districto o coronel Viriato Vargas, com 160 homens, afim de atacar forças revolucionarias chefiadas por Ildefonso Dornelles, que seguiram na direcção de Santiago do Boqueirão a fazer juncção com os revolucionarios de Alegrete. 

DIVERSAS

Viação Ferrea - Foi firmado contracto para a construcção de um desvio no km 79.300, proximo da estação de Julio de Castilhos para servir a xarqueada da firma Bortolo Fogliato. Foi insgtallado o telegrapho entre Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, sendo creado um cargo de telegrafista nesta ultima estação. Foi reaberto ao trafego o desvio Miguel Caruso, de Rio dos Sinos. 

Medalhas commemorativas do centenario da cidade - Por occasião do 1º centenario da elevação de Porto Alegre á cathegoria de cidade, occorrido a 14 de novembro de 1922, o conselho municipal fez cunhar medalhas de prata e bronze commemorativas dessa data. Essas medalhas, que se acham agora promptas, são de bello efeito: no verso figuram as effigies do general J. Marcellino de Figueiredo, o fundador da cidade, e dr. J. Montaury de Aguiar Leitão, seu administrador actual, lendo-se em torno, os respectivos nomes e, por sob as effigies, a palavra - Homenagem. No reverso, estão gravadas as seguintes palavras: “1º Centenario da elevação á cidade - 14 de Novembro 1822 - 1922. - Porto Alegre. Estiveram em nossa redacção, o presidente do conselho municipal, dr. Alcides Flores e o conselheiro dr. Eleutherio Araujo, que tiveram a captivante gentileza de nos offerecer varias medalhas commemorativas. 

TELEGRAMMAS

A vaga de Ruy Barbosa no Tribunal Permanente de Justiça Internacional

Nova York, 11 - A “World Peace Foundatou” annunciou que o preenchimento da vaga deixada pelo conselheiro Ruy Barbosa no Tribunal Permanente de Justiça Interrnacional provocará provavelmente a intervenção dos Estados Unidos, embora estes não participem do Tribunal. O regulamento das eleições determina que os candidatos sejam propostos por juristas das nações representadas no tribunal da Arbitragem de Haya. Desta fazem parte quatro americanos. 

A situação européa 

Bochum, 11 - A chegada do primeiro vagão de trigo, procedente da Russia, occasionou manifestações em honra dos soviets, com discursos anti-nacionalistas.

Berlim, 11 - Será discutido brevemente no Reichstag o orçamento do ministerio de Extrangeiros. o sr. Rosenberg tratará, então da neutralisação da Rhenania, examinará o problema da segurança reclamada pela França e fára conhecer o ponto de vista allemão sobre as conversações do Ipucher, em Londres.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de abril na história

1928 - Atentado a bomba contra o rei da Itália Vittorio Emanuelle III. 
1931 - Nasce o ator e humorista Chico Anysio. 
1988 - Filme “O Ultimo Imperador” recebe quatro Oscar.
1989 - Morre Dilson Funaro, ex-ministro da Economia. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895