Danos no viaduto da Viação Férrea

Danos no viaduto da Viação Férrea

Correio do Povo do dia 9 de março de 1924, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Estação ferroviária de Rio Pardo

publicidade

Trafego ferroviario

Entre as estações de Pederneiras e Rio Pardo, na linha de Porto Alegre a Santa Maria, existe um viaducto, e ante-hontem, pela manhã, depois de ali haverem passado dois trens de carga , constatou-se que em um dos pilares havia uma fenda. Avisada a direcção da Viação Ferrea, foram então tomadas providencias no sentido de que ali não passasem os trens conduzido passageiros o que demandava esta capital e o que ia para Santa Maria. Com a baldeação que se teve de fazer, o trem procedente de Santa Maria, sómente chegou a esta capital quando passava das 23 horas. Dadas as condições em que se acha o pilar, foi resolvido que as locomotivas que puxam trens de passageiros, não passem por ali trafegando, então, apenas os vagões, com o impulso que lhe será dado por uma pequena locomotiva, que desde ante-hontem se acha em serviço no local.

DIVERSAS

Exposição de fructas - O dr. Cecilio Monza, que possue uma chacara á rua Marquez do Herval e mais duas em Belem Novo, fez, hontem, na vitrine desta folha, uma exposição de bellas peras colhidas nesses seus pomares. Na sua maior parte são da qualidade conhecida pelo nome de Keifer e muito grandes, não sendo em nada inferiores ás da California. Nas suas tres chacaras, o dr. Cecilio Monza tem nada menos de 900 pés de pereira, pretendendo ainda dar maior impulso a esta fructicultura.

A viagem do navio-exposição “Italia”

Tem despertado vivo interesse a annunciada visita, ao nosso Estado, do cruzador “Italia”, que transformado em exposição fluctuante, realisa, á America do Sul, uma viagem de propaganda e approximação commercial. Segundo um jornal de Santa Maria, dessa cidade irão participar das festas ao cruzador “Italia” muitos cavalheiros interessados em apreciar a interessante exposição devendo se fazerem acompanhar de suas exmas. familias. Da região serrana e da fronteira irão tambem muitos excursionistas. Projecta-se a organisação de um trem especial, constituido de carros dormitorios e restaurantes, para conduzir os excursionistas de Santa Maria e da Serra. O “Italia” deverá chegar ao Rio Grande, entre o dia 15 ou 16 de abril proximo, conforme o agente consular da Italia.

TELEGRAMMAS

General Setembrino de Carvalho

Rio, 11 - Acha-se enfermo o general Setembrino de Carvalho. Foi informado que o ministro da Guerra, a conselho medico, deixará a pasta afim de repousar. Fazendo, porém, vivo empenho em assistir ao pleito nesse Estado, a despeito de conselho medico e da familia, s. exa. deve embarcar para ahi, segundo seu desejo, nos primeiros dias de abril.

A campanha eleitoral

Livramento, 11 - A Junta Libertadora, allegando que o inspector do Cerro Chato estava amendrontando o eleitorado opposicionista, convocou uma reunião naquelle local. Falou o dr. Paulo Labarthe, dizendo que a reunião era uma resposta democratica ás provocações da força dada por todos os opposicionistas santannenses, lealmente alliados para o pleito de maio.

Excursão do general Honorio Lemes

S. Sepé, 12 - É esperado aqui amanhã o general Honorio Lemes. Desde hontem tem chegado a esta villa familias e cavalheiros da campanha.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 13 de março na história

  • 1895 - Revolta na Escola Militar do Rio de Janeiro.
  • 1931 - lançamento do Jornal dos Sports.
  • 1962 - Por decreto, Duque de Caxias é escolhido patrono do Exército.
  • 1992 - Morre Irmã Dulce, freira dedicada às obras sociais.
  • 1996 - Morre o cineasta polonês Krysztof Kieslowski.
  • 2001 - Prisão do senador Luís Estevão, por desvio nas obras do TRT, SP.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895