Delegação alemã chega a Paris para discutir concessão de moratória à Alemanha

Delegação alemã chega a Paris para discutir concessão de moratória à Alemanha

Correio do Povo do dia 1 de setembro de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Peritos alemães discutem as reparações devidas pela Alemanha, Paris.

publicidade

Foi rejeitado o pedido de moratoria da Allemanha

Paris, 31 - Chegou, hontem, á noite, a esta capital, a delegação especial allemã composta dos srs. Begmann e Schroeder e de varios peritos, que vêm discutir a questão das reparações. Hoje, cedo, aquelles delegados serão ouvidos pela Commissão das Reparações, sendo apresentadas á mesma as propostas do Reich para a solução do pedido, por elle formulado, para a concessão da moratoria á Allemanha. Nos circulos mais chegados aos membros da Commissão das Reparações, manifesta-se a crença de que o governo francez vae retirar os seus delegados da referida commissão, fim de tomar uma attitude independente a respeito da questão das indemnisações devidas pela Allemanha. 

DIVERSAS 

O rebanho bovino no Brasil - A ultima estimativa da Directoria Geral de Estatistica encontrou para todo o Brasil, em 1920, um rebanho bovino de 34.271.324 cabeças. Assim, o nosso “stock” de gado de grande pesou augmentou. Em 1916 a estimativa do total foi de 28.962.180 cabeças accusando uma diminuição sobre a de 1912 que attingiu a 30.705.400. Agora, o accrescimo foi notavel, compensando o desfalque de 1916 e ultrapassando a cifra de 1912. O total de 34 milhões colloca o Brasil, excluindo a India, em segundo lugar na lista dos grandes criadores de gado bovino, e sem esta exclusão, em terceiro. De facto, acima do Brasil só estão os Estados Unidos com 64 milhões de cabeças e a India, com 130 milhões, mas de raças que não podem disputar os mercados mundiaes. A Argentina com 30 milhões, a Allemanha, a Russia que já tiveram 34 milhões mas que não tem agora nem 28 milhões, a Hungria, a Inglaterra, a Africa do Sul. 

As commemorações do Centenario 

Batalha de flores - Entre os festejos officiaes com que Porto Alegre vae commemorar o Centenario da Independencia, figura uma batalha de flores, a realizar-se no dia 8 de setembro, na rua dos Andradas, trecho comprehendido entre a Praça Senador Florencio e egreja N. S. das Dôres. Já estão abertas a inscripção das pessoas.

TELEGRAMMAS

Os novos quarteis 

Cachoeira, 31 - Amanhã, será lançada a pedra fundamental do quartel destinado ao regimento de artilharia pesada. A direcção das obras dos quarteis em construcção, nesta cidade, está contratando, conforme annuncio, grande numero de operarios, principalmente pedreiros. 
Foi denunciado em Montevidéo de uma grande partida de armas e munições destinada a este Estado

Quarahy, 31 - As autoridades federaes daqui e de Livramento, receberam aviso do delegado fiscal, no sentido de collocarem toda força aduaneira na linha divisoria afim de impedir a entrada de um grande contrabando de armas e munições de guerra, que foram embarcadas em vagões da estrada de ferro em Montevidéo, e destinadas a este Estado. A força aduaneira daqui percorre a costa do arroio que faz divisa com o Estado Oriental, e o posto telephonico de Livramento informa que as forças do Exercito tambem percorrem a linha divisoria. Chegará aqui amanhã uma força o Exército composta por 100 homens.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 1 de setembro na história

1896 - Inauguração dos bondes elétricos de Santa Teresa, RJ. 
1939 - Inicia a II Guerra com a invasão da Polônia pela Alemanha.
1961 - João Goulart regressa da China desembarcando em Porto Alegre, via Paris-Nova York-Montevidéu. 
1969 - Muamar Kadhafi assume a presidência da Líbia. 
1992 - ABI e OAB entregam pedido de impeachment de Collor. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895