Deputado Nabuco de Oliveira volta de viagem sem novidades quanto as negociações de paz

Deputado Nabuco de Oliveira volta de viagem sem novidades quanto as negociações de paz

Correio do Povo do dia 15 de dezembro de 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Assis Brasil e Maciel Júnior, líderes do movimento revolucionário no RS

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

As tentativas de accordo

Rio, 14 - O deputado Nabuco de Gouvêa voltou do Rio Grande e Hontem mesmo, ja conferenciou a respeito, com o presidente da Republica. O sr, Nabuco como se sabe, foi na qualidade de emissario pacificador junto ao sr. Borges de Medeiros. De volta da viagem, o representante gaúcho não trouxe grandes novidades: parece que nem adiantou nem atrazou as negociações pró-paz. Ellas continuam numa phase de estacionamento significativo, á espera da palavra dos chefes revolucionarios, ha tempos consultados pelos srs. Assis Brasil e Maciel Junior. “Acredita-se que o sr. Nabuco levou daqui muitas esperanças mas regressou desiludido, tantas foram as difficuldades encontradas para o bom desempenho de sua embaixada”. 

DIVERSAS

O frio - Não só nesta capital, como no interior do Estado, a temperatura baixou muito. Hontem, os arredores da capital amanheceram cobertos de geada, apresentando um bello aspecto. A temperatura minima registrada hontem, foi de um grau e um decimo abaixo de zero ás 7 horas da manhã. Na Vaccaria, a minima observada foi de sete graus e sete decimos abaixo de zero. Segundo o boletim do Instituto Astronomico e Meteorologico, em todo o Estado tem caido abundante geada, sendo que em municipios da região colonial nevou alguns dias. 

Oduvaldo Vianna - O emprezario da Cia. Brasileira de Comedias, Abigail Maia, que trabalha no Theatro S. Pedro, e o festejado escriptor theatral Oduvaldo Vianna, que é antes de tudo jornalista. E, como não quer deixar de exercer sua profissão, vae aproveitando a sua estada aqui, enviando ao “Jornal do Brasil”, do Rio, uma serie de chronicas sobre o Rio Grande.  

TELEGRAMMAS

Festejos do centenario de Pelotas

Pelotas, 14 - Em remate ás festas do centenario desta cidade os estudantes farão uma passeata á cervejaria Haertel, onde haverá um festim, havendo uma mesa de doces e liquidos, por meio de donativos. 

O grande diccionario da lingua portugueza - A collaboração da Academia Brasileira de Letras com a Academia de Sciencias de Lisboa 

Rio, 14 - Entre as homenagens de que ao Brasil foi portador o sr. Julio Dantas, estava, como se sabe, o convite feito á Academia Brasileira de Lettras para collaborar no grande diccionario da lingua portugueza, iniciado já pela Academia de Sciencias, de Lisboa, de que aquelle escriptor é presidente. Aceito, em principio, o convite pela nossa academia, esta nomeou o sr. Afranio Peixoto, Coelho Netto e outros.

A grafia da época está 

preservada nos tempos acima

CRONOLOGIA

O dia 15 de julho na história

1946 - Biquíni é usado pela primeira vez em uma piscina, na França. 
1948 - Campanha “O Petróleo é Nosso” tem passeata no Rio de Janeiro, com a participação do ex-presidente Arthur Bernardes. 
1950 - Rodovia Presidente Dutra, ligando Rio a São Paulo, tem o seu primeiro trecho inaugurado. 
1976 - Inauguração da fábrica da Fiat, em Betim, MG. 

O dia 16 de julho na história

1918 - Família Imperial russa é assassinada. 
1920 - Nasce a cantora Elizete Cardoso.
1930 - Nossa Senhora Aparecida é declarada “Padroeira do Brasil” pelo Papa Pio XI.
1974 - Morre o teatrólogo Oduvaldo Vianna Filho. 
1999 - Morre o ex-governador de São Paulo Franco Montoro. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895