Desarmamento dos revolucionários

Desarmamento dos revolucionários

Correio do Povo do dia 20 de dezembro de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Iniciou pela coluna de Zeca Netto o desarmamento dos revolucionários

publicidade

Politica rio-grandense

Estão sendo designados os delegados do governo federal junto ás forças revolucionárias

A execução do pacto de paz

Dores, 18 - Foi nomeado delegado federal, junto á columna do general Zeca Netto, o 1º tenente Olintho França, que procederá ao desarmamento e arrolamento do material bellico da referida força. As guarnições federaes daqui e de Camaquam, o auxiliarão no desempenho dessa missão.

Guaporé, 19 - O coronel Agilberto Maia, delegado de policia aqui, consoante telegramma do chefe de policia está tomando em todos os districtos do municipio as providencias necessarias para absolutas garantias aos revolucionarios que, , abandonando os acampamentos, regressem aos seus lares e ao trabalho.

DIVERSAS

O desembarque de carne - O desembarque de carne de gado abatido nas Pedras Brancas se vinha fazendo, ha tempos, na Praça dos Bombeiros, onde a grande affluencia de embarcações e o intenso trafego de vehiculos tornavam esse serviço penosissimo. Concluida agora, a face oeste e uma das secções de docas do cáes do porto, o respectivo administrador, o dr. Hercilio Domingues, resolveu franqueal-a ás embarcações que conduzem a carne daquelle districto e que são as chatas “Santa Rita” e “Arca de Noé”, rebocadas pelos vapores “Guaporé” e “Pedras Brancas”. A partir de hoje, o serviço de desembarque será inaugurado na dóca e se effectuará diariamente, ás 16 horas e nos sabbados, ás 14 horas. A carne será immediatamente distribuida ao mercado e aos açougues, por intermedio dos 15 vehiculos que se empregam neste trafego. É de 15.000 kilos , em media, o total da carne fresca que irá desembarcar, na nova doca e pertencentes aos marchantes srs. Irmãos Conte, Frederico Linck, Evaristo Lopes dos Santos, João Sebastião Correa, Koeller Ltda e outros. O vapor “Guaporé” continuará, entretanto, a fazer o serviço de passageiros e cargas na praça dos Bombeiros até ulterior época, por não poder, a administração do porto, no momento dispôr de espaço para a execução de taes serviços no cáes.

TELEGRAMMAS

Inauguração da nova séde do “Avenida Tennis Club”

Santa Maria, 17 - Revestiram-se de brilhantismo as festas pela inauguração da nova séde do Avenida Tennis Club, que teve a presença da missão desportiva do Bagé Tennis Club, das autoridades, familias e representantes da imprensa. A séde do club local constitue um bello aformoseamento para a cidade. A sua construcção, na qual foram dispendidas elevadas sommas, occupa toda a antiga praça do Mercado.

Politica rio-grandense

A viagem do general Setembrino de Carvalho

S. Leopoldo, 19 - O trem conduzindo o general Setembrino de Carvalho e sua comitiva, chegou a esta cidade, ás 6 horas. Aguardavam-no na gare, autoridades e officiaes do 8º batalhão de caçadores, o comitê pró-Assis Brasil e muitos populares. A hora matinal da chegada do trem não permittiu que se fizesse a grande manifestação que estava preparada. Em seguida, o ministro e sua comitiva percorreram a cidade, dirigindo-se ao quartel do 8º batalhão de caçadores.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de dezembro na história

  • 1924 - Hitler sai da prisão.
  • 1944 - Lançamento da Fundação Getúlio Vargas.
  • 1961 - Aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
  • 1963 - Fundação da CONTAG - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura.
  • 1992 - PC Farias foge do Brasil.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895