Detalhes sobre atentados a Lenin e TrótskI são revelados

Detalhes sobre atentados a Lenin e TrótskI são revelados

Correio do Povo do dia 14 de maio de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Lenin e Trotsky foram alvos dos inimigos do regime do soviet.

publicidade

O problema russo - Um plano para eliminar Lenine e Trotzki 

Moscou, 13 - Durante longo tempo, os dois principaes chefes bolchevistas foram seguidos nos seus passos e observados nos seus habitos, sendo Lenine afinal, colhido quando voltava de uma reunião operaria e foi alvejado por dois tiros. A tentativa contra Trotsky, porém, falhou, tendo sido elle esperado, innumeras vezes na estação ferroviaria, onde costumava tomar o seu trem de campanha. De todas essas vezes, porém, o commissario da defeza resolvêra tomar outros caminhos. O conhecimento de toda a acção desenvolvida pelos inimigos do regimen do soviet, teve como consequencia a prisão de muitos leaders. Foi a denuncia desse plano que deu logar ás recentes execuções. 

DIVERSAS

Centro Civico José do Patrocinio - Realizou-se hontem a sessão solemne em commemoração á data da abolição da escravatura no Brasil, ás 15 horas, no salão da sociedade “Floresta Aurora”.

Independencia do Paraguay - Passa hoje mais um anniversario da independencia do Paraguay. Por esse motivo, os consulados conservar-se-ão embandeirados durante o dia.
Raid automobilistico de Montevidéo ao Rio de Janeiro - O Automovel Club do Uruguay trata de realisar, por occasião do nosso centenario um “raid” automobilistico de Montevidéo ao Rio de Janeiro. Essa importante prova está despertando vivo interesse nos meios automobilisticos da visinha Republica, sendo que para tratar desse assumpto veiu a esta capital o sr. Carlos Polack, chefe dos inspectores da Ford Motors Company, na America do Sul. Nesta sua viagem será tratado assumptos referentes á Ford Motor Company.

TELEGRAMMAS

O raid aereo Lisboa-Rio 

Rio, 12 - O accidente occorrido com o hydro-avião Portugal e que força, novamente, Sacadura Cabral e Gago Coutinho a interromper a sua tentativa, occorreu quando aquelles aviadores, tendo attingido os rochedos de São Pedro, regressavam já a Fernado de Noronha, após um vôo de cinco horas. Verificando o máo funccionamento do apparelho os aviadores desceram ao mar e pretendiam reparal-o para continuar o vôo. Isso, porém, se lhes tornou impossivel. E os aviadores achavam-se, já, em perigo de vida, quando apareceu o “Paris-City”, que os salvou. Esse navio viajava dos EUA para o Rio. 

Fernando de Noronha, 12 - O motor do hydro-avião “Portugal” nada soffreu com as avarias do apparelho. O cruzador “Republica” é esperado aqui, amanhã cedo. 

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 14 de maio na história

1948 - Ben Gurion anuncia a criação do Estado de Israel. 
1955 - Formação do Pacto de Varsóvia, pelos países do bloco socialista.
1973 - Primeira estação espacial da Skylab é lançada pelos EUA.
1989 - Paulo Maluf é escolhido candidato á presidência pelo PDS.
1995 - Carlos Menem é reeleito presidente da Argentina. 
1998 - Morre o cantor e ator norte-americano Frank Sinatra. 

O dia 15 de maio na história

1914 - Eugênia Brandão, se torna a primeira mulher a publicar reportagem investigativa no Brasil. 
1921 - Partido Nacional Fascista elege 35 deputados na Itália. 
1945 - Fundação do PTB por Getúlio Vargas. 
1948 - Liga Árabe declara guerra á Israel.
1970 - Cruzeiro novo volta a se chamar Cruzeiro.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895