Discurso contra extremistas gera confusão em Congresso Comunista

Discurso contra extremistas gera confusão em Congresso Comunista

Correio do Povo do dia 21 de janeiro de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O Congresso Socialista teve violento tumulto provocado pelos extremistas.

publicidade

O Congresso socialista de Livorno

Roma, 20 - O episodio principal da ultima sessão do congresso socialista, que se está realisando em Livorno, foi o discurso do deputado sr. Vacirca que, quebrando a reserva até agora mantida, atacou violentamente, os extremistas, declarando que a revolução por meio da violencia é um sonho, uma phantasia. Além disso, lembra os episodios tragicos e ao mesmo tempo grotescos passados em Bolonha. O sr. Ferrara Vacirca demonstrou que os extremistas ao passo que pregam continuamente a revolução, quando se encontram diante dos factos, falta-lhes a coragem e preferem a fuga. Este ataque audacioso provocou violento tumulto por parte dos extremistas. O sr. Bombaci, em dado momento, puxou por um revolver ameaçando o orador. Seguiu-se tumulto espantoso que finalmente, os chefes das diversas facções conseguiram acalmar.

DIVERSAS

A extradicção de criminosos entre o Brasil e o Perú - O presidente da Republica, em 4 do corrente, sanccionou o decreto n. 4.236, que approva o tratado, assignado, no Rio de Janeiro, a 13 de fevereiro de 1919 pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil e pelo Enviado Extraordinario e Ministro Plenipotenciario da Republica do Perú, devidamente autorisados, regulando a extradicção de criminosos entre os dois paizes.

Novo frigorifico da Armour - Ainda este mez deverá começar a funccionar o grande frigorifico que a Companhia Armour fez construir em S. Paulo. Foi em maio de 1917 que a directoria da companhia decidiu fosse construido esse frigorifico, o maior da America do Sul. O novo estabelecimento está sendo montado de modo a rivalisar com seus congeneres mais modernos e aperfeiçoados de outras partes do mundo. A estructura desse edificio é de aço e concreto. O frigorifico da Companhia Armour está situado na fazenda Anastacio, tambem de propriedade da Companhia, distante cerca de 12 kilometros da cidade de S. Paulo. A companhia já vendeu a fazendeiros de S. Paulo, mais de 1.000 cabeças de porcos das raças Pollan China, Duroc, Jersey e Berkshire para cruzamento com os porcos nacionaes, afim de ser obtido um typo de porco para frigorifico.

Exposição-feira - Por iniciativa do intendente municipal de Santo Angelo, realisar-se-á em principios do anno, uma exposição-feira.

TELEGRAMMAS

Desabamento numa mina de carvão

S. Jeronymo, 20 - Deu-se hoje um desabamento de galeria do poço dois, nas minas do Arroio. Morreram dois operarios, ficando 3 meninos gravemente feridos.

Casos de Typho

Santa Maria, 20 - Foram notificados aqui varios casos de typho, revestindo-se alguns de caracter alarmante.

As sessões do Reichstag

Berlim, 20 - O Reichstag reabriu suas sessões, devendo funccionar até o dia 4 de fevereiro. Nessa data será encerrado e permanecera fechado durante as eleições para a formação da assembléa prussiana.

A questão das reparações O que deseja a Alemanha

Berlim, 20 - Um memorandum official preparado para ser apresentado á commissão, que se reune em Bruxellas para tratar da questão das reparações, pede que sejam consignados a credito da Allemanha, na conta das reparações, as jazidas carboniferas do Sarre, os cabos submarinos, o material rodante e outros que a Allemanha entregou aos alliados de conformidade com o tratado de Versailles e computados em vinte e um bilhão de marcos, ouro.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 21 de janeiro na história

1905 - Nasce o estilista e costureiro francês Christian Dior. 
1924 - Morre Lenin, líder da revolução socialista russa. 
1936 - Assinatura do tratado de paz entre Paraguai e Bolívia, em Buenos Aires, que acaba com a Guerra do Chaco. 
1950 - Morre o escritor inglês George Orwell.
1973 - O aborto é legalizado nos Estados Unidos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895