Documentos revelam detalhes sobre a execução da família imperial russa

Documentos revelam detalhes sobre a execução da família imperial russa

Correio do Povo do dia 21 de fevereiro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Família imperial russa foi executada por decisão do Soviet rural.

publicidade

Como se deu a execução da familia imperial russa

Londres, 18 - Os documentos do archivo official do governo bolchevista divulgados agora esclarecem como occorreu a morte da familia imperial russa, procurando demonstrar nenhuma responsabilidade do governo central de Moscou pelo acto que eliminou os Romanoff. Da defesa formulada pelos alludidos documentos transparece que o crime foi resolvido e ordenado á revelia das autoridades de Moscou por iniciativa e com a responsabilidade unica do governo do Ural cuja séde era Ekaterinburg. Dos referidos documentos consta um relatorio do ex-presidente do Soviet daquella cidade sr. Bykoff que diz que ás 10 horas da noite de 16 de julho de 1918, foram executados todos os membros da familia imperial.

DIVERSAS

Ministro japonez - No Grande Hotel, onde se acha hospedado, tem sido visitadissimo o dr. Kaoma Horigontchi, ministro do Japão junto ao nosso governo, e que se acha, ha dias nesta capital. Hontem, s. ex. acompanhado do dr. Torres Gonçalves, fez um passeio de automovel pelos principaes arrabaldes, ficando bem impressionado com a topographia da nossa capital. Em seguida esteve em visita ás obras do porto da capital. O ministro japonez foi, tambem, acompanhado do dr. Alceu Barbedo, official de gabinete da presidencia do Estado, aos diversos institutos da Escola de Engenharia. De cada uma dessas visitas, pincipalmente do Instituto Borges de Medeiros, veiu bem impressionado. No dia 25 s. ex. partirá para o Rio Grande, com destino a Florianopolis, tomando, ali, o vapor “Ruy Barbosa”.

“Bonus da Independencia” - Continúa com franca aceitação a collocação desses titulos e ainda hontem fez acquisição de regular numero o industrial sr. Walter Gerdau, para seus auxiliares. O Jardim Zoologico tambem adquiriu elevado numero de “Bonus” para brindar com seus “habitués” devendo a distribuição começar hoje. A firma commercial Xavier & C. de Pelotas fechou negocio com os srs. Candiota Irmãos & Lubisco, ficando a agencia para ali. A inauguração da venda de Bonus naquella cidade será amanhã.

TELEGRAMMAS

A Argentina na Exposição do Centenario do Brasil

Buenos Aires, 20 - O governo enviou uma mensagem ao Congresso, pedindo a abertura do credito de um milhão de pesos papel para fazer face ás despesas da representação argentina na exposição do centenario da independencia do Brasil. A mensagem do presidente Irigoyen está redigida em termos muito cordeais para com o Brasil.

Conflicto entre o Chile e o Peru

Buenos Aires, 20 - Noticias procedentes de Lima referem que ali chegaram numerosos peruanos expulsos das provincias de Tacna e Arica, hoje em poder do Chile. Affirma-se que as autoridades chilenas iniciaram novas violencias contra os peruanos.

Uma determinação da Municipalidade sobre os concertos da notavel Banda Musical

Buenos Aires, 20 - A municipalidade determinou que os concertos vocaes e instrumentaes da notavel Banda Municipal, que só eram dados gratuitamente no local da Exposição da Sociedade Rural, sejam dados tambem nas praças dos suburbios, de modo que toda população participe.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 21 de fevereiro na história

1901 - Proclamação da República de Cuba.
1945 - FEB vence a batalha do Monte Castelo, na Segunda Guerra.
1965 - Assassinato do líder negro Malcolm X, em Nova York.
1966 - A França abandona a OTAN.
1972 - O presidente dos EUA, Richard Nixon, inicia viagem á China.
1991 - Morre a bailarina Margot Fonteyn.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895