“Ontem, o professor Pereira Filho, lente da Faculdade de Medicina, mostrou aos seus alunos, em visita ao seu laboratório, à rua Pinto Bandeira, o abundante material e métodos de pesquisas que tem empregado para identificar a causa da epizootia que, há algum tempo, assolou a região de Sapucaya e Gravatahy e que, hoje, está quase extinta. Trata-se de uma epizootia, a princípio de caracter alarmante, que preocupou não só os criadores dessa região como os das repúblicas vizinhas. O governo uruguaio mandou mesmo uma missão científica encarregada de estudá-la e que sugeriu ao governo do Estado medidas para combatê-la. Procurado o dr. Pereira Filho para fazer a preparação da vacina, segundo indicações da missão uruguaia, requisitou ele o material necessário e iniciou a isolação do gérmen. Apesar de todos os meios bacteriológicos empregados, pesquisas diretas, culturas dos líquidos e vísceras do organismo, inoculações, etc., não conseguiu o dr. Pereira Filho identificar o diagnóstico estabelecido pelos cientistas uruguaios. Os resultados de seus exames foram sem a presença do vírus rábico, donde o professor Pereira Filho conclui que se trata, aqui, de uma epizootia pela raiva.”
Congratulações do presidente da República Alemã
“O sr. Ebert, presidente da República Alemã, em extenso telegrama que enviou ao conselheiro secreto Georg Plehn, enviado extraordinário e ministro plenipotenciário da Alemanha no Rio de Janeiro, externou ‘a satisfação e o entusiasmo que empolgam governo e povo alemães, vendo transcorrer, nesta época, o centenário da imigração germânica para o Rio Grande do Sul’.”
Radiotelefonia
“Dia a dia está aumentando a radiotelefonia nesta cidade, sendo já regular o número de aparelhos existentes. A Rádio Cultura Rio-Grandense também está fazendo habitualmente as suas irradiações para vários pontos do Estado onde existem aparelhos radiotelefônicos. Assim, domingo último, para a vizinha cidade de São Leopoldo foram feitas várias irradiações, as quais foram recebidas por meio de um aparelho instalado na sede do Club Rio-Grandense. ...] A seguir foi irradiado também um concerto vocal e instrumental, que foi bem ouvido não só em São Leopoldo, como na cidade de Cruz Alta. O governo do Estado atendeu ao pedido [...] para instalar um microfone no Theatro S. Pedro, a fim de irradiar aos vários municípios do interior do Estado ...] os espetáculos [...]”
Violência
“Chegam comunicações de que os fascistas devastaram a sede da Associação dos Ex-Combatentes, em Forlì, e entravaram as eleições municipais em Sevignone, aterrorizando o país.”
O dia 25 de setembro na história
- 275 O Senado romano escolhe Tácito como imperador na última vez em que a assembleia elege o governante.
- 1513 O explorador espanhol Vasco Nuñez de Balboa atinge o oceano Pacífico por terra.
- 1690 O primeiro jornal a aparecer nas Américas, o "Publick Occurrences Both Foreign and Domestick”, é publicado em Boston pela primeira e única vez.
- 1768 Unificação do Nepal.
- 1906 Leonardo Torres Quevedo demonstra o Telekino, controlando um barco elétrico da praia, a uma distância de dois km: considerado o primeiro controle remoto da história.
- 1935 Assis Chateaubriand inaugura a Super Rádio Tupi, no Rio de Janeiro.
- 1955 Nascimento do navegador brasileiro Amyr Klink.
- 1956 O TAT-1, primeiro sistema de cabo telefônico submarino transatlântico, é inaugurado.
- 1959 O primeiro-ministro do Sri Lanka, Solomon Bandaranaike, é ferido por um monge budista e morre no dia seguinte.
- 1962 A República Democrática da Argélia é declarada.
- 1964 Começa a guerra de independência de Moçambique contra Portugal.
- 1967 No Uruguai, Carlos Lacerda e João Goulart emitem nota conjunta em defesa da Frente Ampla contra a ditadura militar brasileira.
- 1980 Morre o músico inglês John Bonham, baterista do Led Zeppelin. A banda encerra suas atividades.
- 1987 O governador das ilhas Fiji, Penaia Ganilau, é deposto em golpe de stado liderado pelo coronel Rabuka.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios
