Dom Pedrito é tomada pelos revolucionários junto com outras cidades da região

Dom Pedrito é tomada pelos revolucionários junto com outras cidades da região

Correio do Povo do dia 26 de Abril de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A cidade de Dom Pedrito passou a ser controlada pelos revolucionários

publicidade

Politica rio-grandense - O levante na Fronteira do Estado 

Montevidéo, 24 - Segundo telegrammas aqui publicados, os revolucionarios riograndenses tomaram a cidade de D. Pedrito, no visinho Estado brasileiro. 

S. Gabriel, 22 - Informações aqui recebidas de S. Francisco de Assis, dizem que no dia 11 do corrente estavam acampados na estancia do Piraju, naquelle municipio, mil e seiscentos homens vindos de Itaquy e S. Borja para se incorporarem ás forças do coronel Honorio Lemos. Conforme prévia combinação e depois de terem recebido grande quantidade de armamento e munição, vindos da Argentina, os assisistas de todo o municipio que se vinham reunindo nas estancias Santa Cecilia e do Salso, seguiram hoje, rumo da fronteira e em numero de oitocentos homens, mais ou menos a encontrarem-se com as forças assisistas de S. Sepé, D. Pedrito, Bagé, Lavras e Livramento. 

DIVERSAS 

Os fretes de Pelotas para porto de Posadas - O consul brasileiro em Posadas, sr. Paulo Demôro, communicou a Associação Commercial de Porto Alegre, haver conseguido da Companhia Argentina de Navegacion (Nicolas Mihanovich) Ltda. que esta companhia fixasse em setenta pesos papel o preço do frete de mercadorias geraes do porto de Pelotas ao de Posadas, incluindo-se nesse preço os diversos transbordos. Na communicação feita á Associação Commercial desta capital, aquelle funccionario consular accrescentou que a referida companhia não estabeleceu preço de frete para as cargas destinadas a esta cidade, por não virem ate este porto os vapores da referida companhia. 

Serviço telegraphico - O serviço telegraphico continuou, ainda hontem, a funccionar mal, segundo informações da estação local. Assim é que não falavam as linhas para Uruguayana, Bagé, Livramento, Alegrete, Itaquy e Rosario. As linhas para S. Borja começaram a falar, porém, com demora, o mesmo succedendo para o Rio de Janeiro. As demais linhas estavam boas. 

Objectos perdidos - O sr. Pedro de Aguiar Leitão depositou, hontem, na redacção desta folha, um pequeno pacote contendo regular quantidade de fazenda, encontrada na Praça Senador Florencio. O pacote continha tecidos para costura. 

TELEGRAMMAS

Obras da nova Cathedral 

Florianopólis, 25 - Estão expostos os custosos premios da tombola, que deve occorrer a 3 de maio proximo, em beneficio das obras da nova cathedral. A emissão de bilhetes vendidos attinge a 50 contos de réis.

A ponte sobre o Estreito 

Florianopolis, 25 - O coronel Pereira de Oliveira, vice-governador do Estado em exercicio, visitou hoje as obras de construcção da ponte sobre o Estreito, ficando muito bem impressionado. 

As consequencias da occupação do Ruhr

Berlim, 24 - A visita do embaixador allemão, feita hontem ao “Foreing Office”, é considerada como o primeiro passo para a proxima abertura de negociações decisivas, com relação ao problema das reparações. A offerta feita em janeiro será, ao que se diz, a que servirá de ponto de partida para as novas negociações. O governo dobrará, porém, o periodo previamente fixado no pacto de garantia e esforçar-se-á por conseguir a participação da Inglaterra nesse pacto. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

O dia 26 de abril na história

1952 - Lançamento da revista Manchete. 
1965 - Inauguração da TV Globo.
1986 - Acidente nuclear de Chernobil causa 31 mortes e 135 mil pessoas são evacuadas da região. 
1991 - O jogador de futebol Diego Maradona é preso portando drogas.
1992 - Morre o pintor Lívio Abramo. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895