Dr. Flores da Cunha e o combate em Alegrete

Dr. Flores da Cunha e o combate em Alegrete

Correio do Povo do dia 24 de junho de 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Entrada dos maragatos de Honorio Lemos em Alegrete

publicidade

Politica rio-grandense - O combate de Alegrete 

Alegrete, 21 - O dr. Flores da Cunha investiu com 400 homens sobre a ponte do Ibirapuitan, para tomar as trincheiras, sendo feridos o dr. Flores da Cunha, no quadril ; o dr. Oswaldo Aranha, com tres ferimentos, sendo um no pulmão. Morreu o dr. Guilherme Flores da Cunha, que era geralmente estimado. As forças governistas tiveram 58 mortos, além de outros homens que pereceram afogados por occasião de transpor a ponte, devido á grande confusão. Os mortos revolucionarios attingiram a 14 e os feridos a 17. 

Alegrete, 23 -Em trem especial foram removidos, hontem, para Uruguayana, muitos feridos das forças do governo. Seguiu hoje, em trem expresso, com egual destino, o dr. José Antônio Flores da Cunha. 

DIVERSAS

Uma festa aos presos recolhidos á Casa de Correcção - A Associação Christã de Moços vem mantendo, ha cerca de um anno, gratuitamente, na Casa de Correcção aulas de escripturação mercantil e dactylographia, que são frequentadas por um regular numero de reclusos. Agora, resolveu ella, com aquiescencia do director daquelle estabelecimento proporcionar aos reclusos, todas as sextas-feiras, conferencias, que serão seguidas de festas litterarias. Ante-hontem, realizou-se uma dessas reuniões com a presença de mais de 150 sentenciados, tendo feito uma conferencia que foi muito applaudida o joven Carlos Pithan, alumno do Colegio Cruzeiro do Sul

Instituto Historico e Geographico do Rio Grande do Sul - Este Intituto vae proceder á eleição da nova directoria que deverá reger seus destinos no periodo de 1923 - 1926. Para esse fim, está convocada uma sessão de assembléa geral no proximo domingo.

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense 

O dr. Assis Brasil em São Paulo

S. Paulo, 23 - Toda a imprensa noticia com sympathia a chegada do dr. Assis Brasil, que veiu do Rio de Janeiro acompanhado pelo tenente-coronel Lafayette Cruz. O dr. Assis Brasil, receberá hoje, a annnunciada manifestação em que tomarão parte representantes de todas as classes sociaes, tendo sido promovida pelos academicos paulistas. Na proxima semana, attendendo a convites recebidos de varias cidades paulistas e mineiras, visitará elle diversos pontos dos dois Estados. O dr. Assis Brasil esta acompanhado de academicos, pertencentes ás Faculdades de Direito e de Medicina e á Escola Polytechnica. Os academicos, que acompanham aquelle politico, farão conferencias sobre o caso rio-grandense nos pontos por onde passarem. 

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 24 de junho na história

1866 - Batalha do Tuiuti na Guerra do Paraguai.
1901 - Primeira exposição do pintor Pablo Picasso. 
1911 - Nasce o piloto argentino Juan Manuel Fangio. 
1935 - Morre o tanguista Carlos Gardel. 
1988 - Fundação do PSDB com Mário Covas como primeiro presidente.
2001 - Morre o geógrafo Milton Santos. 

O dia 25 de junho na história

1862 - Sistema métrico decimal é adotado no Brasil por meio de lei. 
1892 - Museu Nacional é instalado na Quinta da Boa Vista, RJ, antiga residência da família Imperial. 
1975 - Moçambique conquista sua independência. 
1986 - Brasil reata relações com Cuba. 
2000 - Morre o cantor Wilson Simonal. 

 

 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895