Em artigo, Carlos Barbosa defende a reeleição de seu correligionário Borges de Medeiros

Em artigo, Carlos Barbosa defende a reeleição de seu correligionário Borges de Medeiros

Correio do Povo do dia 5 de novembro de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Senador Carlos Barbosa Gonçalves.

publicidade

A successão presidencial no Estado Um appello do Senador Carlos Barbosa

Jaguarão, 3 - O Jornal local “A Situação” publica, hoje, a seguinte carta politica, assignada pelo senador Carlos Barbosa: “Illustres correliginarios. No dia 25 de novembro proximo deve realizar-se a eleição de presidente do Estado do Rio Grande do Sul. Se é dever impostergavel para todo o cidadão o exercicio do suffragio, principalmente no nosso systema representativo de governo, actualmente esse dever cresce e se avoluma em exigencias quando á injucção civica temos a accrescentar o nosso apelo partidario. Será candidato no comicio de 5 de novembro á reeleição ao cargo que actualmente exerce de presidente do Estado o nosso eminente chefe dr. Antonio Augusto Borges de Medeiros. Para essa reeleição exige a Constituição do Estado tres quartas partes dos suffragios do eleitorado, circumstancia que certamente induziu o dr. Assis Brasil a disputar a eleição com o apoio do partido federalista, unificado para tal effeito e com alguns democratas e outros adversarios da situação politica dominante. No Estado, todos conhecem as idéas politicas de Assis Brasil, entre as quaes avulta a da reforma da Constituição do Estado - uma das mais bellas conquistas do partido republicano."

DIVERSAS

Trens de excursão - A partir do dia 15 de novembro proximo em deante começarão a correr, aos sabbados, sómente, trens de excursão a preços reduzidos, entre as estações de Porto Alegre e Hamburgo Velho e vice-versa. 

Modificação do serviço dos bondes da Companhia Força e Luz - De amanhã em deante, os bondes Ramiro Barcellos, auxiliares dos Floresta, augmentarão o seu percurso, devendo ir até a igreja de S. Pedro. Esses bondes, para se distinguir dos carros de linha, trarão a letra encarnada e o fundo branco na taboleta, além de uma chapa collocada abaixo daquella, com o dizer de “Igreja São Pedro”. Por sua vez deverão, tambem, amanhã, inaugurar-se os carros auxiliares da linha de São João. Quanto á mudança da linha da rua dos Andradas, informou-nos a directoria da Companhia Força e Luz que deverá se effectuar por todo o corrente mez, dependendo da mudança dos cabos.

TELEGRAMMAS

Santos Dumont na Argentina

Buenos Aires, 4 - A convite do ministro da guerra, o aviador Santos Dumont visitou a Escola de Aviação Militar, aonde lhe foram prestadas excepcionaes homenagens. Na Escola, onde aguardavam a chegada de Santos Dumont, foram executados diversos vôos desde o de simples reconhecimento até aos exercicios de bombardeios, perseguições e acrobacias. Santos Dumont elogiou enthusiasticamente os aviadores argentinos. 

Como o embaixador do Brasil, em Roma, encara a situação italiana

Roma, 4 - O sr. Souza Dantas, embaixador do Brasil declarou o seguinte: “Estou grandemente encantado com a clareza de ideias e a firmeza de intenções demonstradas pelo primeiro ministro sr. Benito Mussolini. Moralmente ele pode ser comparado a Garibaldi”. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 5 de novembro na história

1913 - Nasce a atriz inglesa Vivien Leigh.
1941 - Nasce o músico norte-americano Art Garfunkel. 
1982 - Inauguração da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
1983 - Morre Humberto Mauro, pioneiro do cinema brasileiro.
1989 - Morre o pianista norte-americano Vladimir Horowitz.
1996 - Bill Clinton é reeleito presidente dos Estados Unidos.

O dia 6 de novembro na história 

1916 - Nasce o maestro norte-americano Ray Conniff.
1917 - Durante a Revolução Russa, o Exército Vermelho, de León Trotsky derruba governo provisório. 
1964 - Morre a pintora Anita Malfatti. 
1971 - O Greenpeace faz sua primeira viagem de protesto. 
1984 - Ronald Reagan é reeleito presidente dos Estados Unidos. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895