Em Santa Maria, a população se mobiliza com voluntários e corpo da Brigada Militar
Correio do Povo do dia 5 de maio de 1923, sábado, noticiava
publicidade
Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado
Noticias de Santa Maria
Santa Maria, 4 - Pessôas aqui residentes estão organisando um corpo de voluntarios, afim de repellir do sólo rio-grandense as forças que servem sob as ordens de Nepomuceno Saraiva, logo que o governo federal appelle para o seu concurso. O novo corpo denominar-se-á Legião de Patriotas Santamarienses, tendo seus organisadores telegraphado ao presidente da Republica, ministro da Guerra, presidente da Camara e dr. Tavares de Lyra.
Santa Maria, 4 - Já teve inicio aqui a organisação do corpo provisorio da Brigada Militar, para servir em S. Gabriel, sob o commando do coronel Manoel Bicca.
DIVERSAS
Precioso documento historico - Acha-se exposto, na vitrine desta folha, um documento historico verdadeiramente precioso. Trata-se de um quadro que contem a patente de corso expedida pelo general Bento Gonçalves, quando presidente da Republica de Piratiny, ao general José Garibaldi. Este documento tem a data de 1º de abril de 1838 e se acha em perfeito estado. Contem a assignatura de Bento Gonçalves e a de José da Silva Brandão, que era o secretario de Negocios da Marinha e da Guerra daquella Republica. O titulo de capitão de corso era dado a José Garibaldi para a sumara denominada - “Farroupilha” que deslocava 120 toneladas, e cuja tripulação se compunha apenas de cinco homens. Este documento de grande valor historico, é actualmente de propriedade do dr. Horacio Bosseres Casseres, consul geral da Argentina, neste Estado. Pertenceu, antigamente, ao seu progenitor, o cav. Bartholomeu Bossi, commandante de navios de longo curso e que fôra grande amigo de Jose Garibaldi, o qual lhe déra em prova de amizade que lhe consagrava.
O commandante Bossi, fallecido ha annos, era portador, por sua vez, de titulos valiosissimos e era grande amigo do Brasil. O imperador D. Pedro II lhe conferira a ordem da Rosa e o governo francez a Legião de Honra, por seus importantes trabalhos histoticos.
TELEGRAMMAS
Lettonia
Graves conflictos entre
communistas e facistas
Riga, 3 - Em consequencia da crise ministerial, deram-se serios conflictos nas ruas desta cidade, entre communistas e fascistas. Estes que constituem um partido forte, estavam reunidos na sua séde, festejando o feriado nacional. Terminada a reunião, sairam para a rua, dissolvendo um ‘meeting” de communistas.
A eterna questão das
reparações
Londres, 2 - A Agencia Reuter em despacho de Berlim, annuncia que a nota allema, enviada aos alliados, com relação á questão das reparações, trata da reconstrucção das regiões devastadas e da restauração da vida economica da Europa sobre uma base estavel, dizendo que isso somente pode ser resolvido por accordo mutuo. A Allemanha naõ resolveu abandonar a resistencia passiva, a qual continuará até a evacuação das regiões ultimamente occupadas. Accresce que a situação financeira da allemanha é imprevisivel, mas forneceria garantias.
A grafia da época está preservada nos textos acima
CRONOLOGIA
O dia 5 de maio na história
1821 - Morre na Ilha de Santa Helena, onde estava preso, Napoleão Bonaparte, comandante militar e imperador da França.
1849 - Fundação da cidade de Joinville por colonos alemães.
1912 - Lançamento na Rússia, do Pravda, jornal bolchevique.
1917 - Nasce a cantora Dalva de Oliveira.
1994 - Morre o poeta Mário Quintana.