Empresa Viação Férrea reforça infraestrutura de transporte de carga

Empresa Viação Férrea reforça infraestrutura de transporte de carga

Correio do Povo do dia 17 de maio de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O transporte de madeira era feito por trens especiais.

publicidade

O transportes de madeiras na Viação Ferrea

Afim de intensificar o transporte de mercadorias da região serrana para diversos pontos da fronteira e do littoral serão organisados trens especiaes que farão esses transportes regularmente. Para esse fim as officinas da Viação Ferrea farão entrega ao Trafego, até fim do corrente mez, de 60 a 70 carros plataformas devidamente reparados, afim de serem empregados exclusivamente nesse serviço. Os primeiros 10 desses carros já foram entregues e o primeiro trem especial de madeira já partiu hontem de Carasinho para Sant’Annna do Livramento. Á medida que as officinas approntarem esse material irão sendo organisados trens especiaes que serão destinados a Livramento, Uruguayana, Porto Alegre, Rio Grande e a outro qualquer ponto onde se tornarem necessarios.

DIVERSAS 

Atracação de navios no cáes - A Capitania do porto, em edital de ha dias prohibiu a atracação de embarcações no espaço compreendido entre a extremidade do novo cáes, á praça Senador Florencio, e o trapiche da Companhia Nacional de Navegação Costeira. Também recommendou no mesmo edital, que quaisquer embarcações a motor, que transitem entre a Praça Martins de Lima (Harmonia) e a parte correspondente ao Mercado Publico, dêem resguardo não menor de 200 metros aos apparelhos empregados na construcção do cáes, e conservem marcha vagarosa, afim de não pôr em perigo as vidas do pessoal empregado nos apparelhos de ar comprimido ou acarretar prejuizos materiaes. Ha poucos dias, uma turma de quinze operarios esteve em perigo de vida por haver por ali passado uma embarcação que não obedeceu as ordens acima citadas. Em vista disso, a secretaria das Obras Publicas vae se dirigir á Capitania do Porto, pedindo que os vapores que navegam para os varios portos do norte, atraquem no trecho do cáes á praça Senador Florencio. 

Illuminação no Parthenon - Moradores do Parthenon pedem-nos reclamemos contra a falta de luz electrica, particular e publica, nas ruas S. Luiz, Boa Vista e outras desse arrabalde. A Intendencia Municipal não forneceu luz nas ultimas noites de luar. 

TELEGRAMMAS

O raid aereo Lisboa-Rio

Lisboa, 16 - O governo resolveu enviar aos destemidos Sacadura Cabral e Gago Coutinho um novo apparelho “Fairey 17”. Um cruzador da armada portugueza levará o novo hydro-avião á ilha de Fernando de Noronha. Esse cruzador zarpará provavelmente de Lisboa, no dia 19 do corrente. O commandante Sacadura Cabral telegraphou ao ministro da Marinha sr. Azevedo Coutinho, mostrando-se extremamente sensibilizado com os sentimentos que em relação a elle e ao seu companheiro de travessia têm revelado o governo e o povo de seu paiz. E accrescenta: “Tenho o maior empenho em fazer tudo quanto o paiz e o governo desejam e exijam. O apparelho “Fairey 17” , pode servir, mas, na aviação. Lisboa escasseia de pessoal para preparar o hydro. Para continuar a viagem julgo melhor mandar ahi o pessoal preparar o hydro, na maneira que venha a Fernando de Noronha, nas condições o “Bagé”. Outra solução será mandar o hydro a Pernambuco, onde será preparado, vindo depois a Fernando de Noronha.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 17 de maio na história

1932 - Decreto concede licença maternidade de dois meses. 
1934 - A Ofensiva, jornal integralista de Plínio Salgado é lançado.
1959 - Inicia a Reforma Agrária em Cuba.
1979 - Criação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
1985 - É proibido o consumo de vodca em lugares públicos na Rússia.
1992 - O governador do Acre, Edmundo Pinto, é assassinado em SP.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895