Encontros sangrentos entre polacos e alemães

Encontros sangrentos entre polacos e alemães

Correio do Povo do dia 2 de junho de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Crescia o combate entre alemães e polacos na fronteira

publicidade

Os successos da Alta Silesia - Encontros sangrentos entre polacos e allemães

Annaberg, 1º - Os allemães receberam dos insurrectos a ameaça de que qualquer avanço sobre elles resultaria no sacrificio de centenas de prisioneiros allemães que elles conservam em seu poder. A esse ultimatum, a commissão inter-alliada, respondeu que lamentava a sorte que estava reservada aos prisioneiros, mas não pretendiam em hypothese alguma, negociar qualquer fórma de accôrdo com os invasores. Além disso, é sabido que os polacos ameaçaram fazer soltar as minas e fabricas da zona invadida, ao que responderam os alliados que qualquer damno por elles produzido, não seria considerado propriamente contra a Allemanha, mas, sim, contra os governos alliados, aos quaes está confiado o controle da Alta Silesia. 

DIVERSAS

Transportes para a Argentina - O commercio local está presentemente lutando com a falta de transportes para os portos platinos. Essa situação aggravou-se ainda mais com a ultima gréve, que rebentou no porto de Buenos Aires. Achando-se aqui muitas cargas destinadas aos referidos portos, o commercio local dirigiu-se á Associação Commercial, no sentido da mesma se interessar junto ao Lloyd Brasileiro, afim desta empreza enviar um ou mais de seus cargueiros para carregar o vultoso “stock” das mercadorias aqui existentes. O sr. Sancho Berengher, agente do Lloyd Brasileiro, reforçou o pedido do commercio, dando a empreza as informações precisas. 
Estrada de Ferro de Taquara ao Canella - Sabemos que o governo do Estado trata de incorporar a Viação Ferrea o ramal de Taquara ao Canella da propriedade da firma João Correia & Irmãos. Desse ramal já se acha em trafego o trecho de Taquara ao Gramado, tendo sido ha poucas semanas inaugurado, confórme noticiámos, o trecho de Varzea Grande ao Gramado. Quanto ao de Gramado ao Canella, numa extensão de 8 kilometros, já se encontra muito adeantado, devendo ficar concluido dentro de pouco tempo. O governo do Estado pretende avaliar o acervo e examinar a linha ferrea que pretender incorporar a Viação Ferrea. 

TELEGRAMMAS

Sport Club Internacional

Para que tenham maior conforto, os socios que se dedicam a esse aristocratico sport, construirá o “Sport Club Internacional” um pavilhão com accomodações para senhoras e cavalheiros e varios divertimentos, taes como foot ball de mesa, ping-pong, xadrez, damas, etc. Desta forma, ficará, tendo o club da chácara dos Eucalyptos, a melhor praça de desportos da capital.

As proximas manobras militares no Rio Grande 

São Paulo, 1 - O “Diario Popular” affirma que nas proximas manobras a se realisarem no Rio Grande do Sul, formarão 80.000 homens da primeira e segunda linha do Exercito.

Argentina

A gréve dos trabalhadores do porto 

Buenos Aires, 31 - Devido a retirada dos trabalhadores federados do porto, as operações tem sido limitadas. A policia percorreu os locaes onde se reunem os trabalhadores, prendendo os dirigentes de syndicatos. Por esse motivo, diversos gremios se declaram em parede em solidariedade com os estivadores.

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 de junho na história
1882
- Morre Giuseppe Garibaldi. 
1903 - Inauguração do bonde elétrico, em Ipanema, no Rio de Janeiro. 
1942 - Índios Sioux pedem indenização pela perda de terras, nos EUA.
1953 - Coroação da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra.
1963 - Fim da escravidão na Arábia Saudita. 
1988 - Constituinte fixa em 5 anos mandato do presidente José Sarney. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895