Enfermaria da Santa Casa em homenagem a Caldas Junior

Enfermaria da Santa Casa em homenagem a Caldas Junior

Correio do Povo do dia 10 de janeiro de 1924, quinta-feira, noticiava

Renato Bohusch

Uma das enfermarias da Santa Casa recebeu o nome de Caldas Júnior

publicidade

Enfermaria Caldas Junior

Sob a presidencia do coronel Antenor Amorim provedor da Santa Casa esteve ante-hontem reunida em sessão a mesa administrativa afim de tratar de assumptos de interesse para a mesa. Discutidos os assuntos que constavam do expediente, tomou a palavra o coronel Antenor Amorim dizendo que a Santa Casa era devedora de uma gratidão a um de seus irmãos benemeritos, o nosso saudoso director Caldas Junior. De todos eram bem conhecidos, accrescentou s. s., os serviços que elle prestára, em vida ao hospital, principalmente interessando-se pela sorte dos infelizes tuberculosos ali recolhidos, e, depois de se haver referido com palavras de saudade, ao fundador do Correio do Povo, propoz á mesa que se desse a uma das enfermarias da Santa Casa o nome Caldas Junior, lembrando que para isso fosse escolhida a enfermaria de tuberculosos.

DIVERSAS

Casa de Saude “Porto Alegre” - Proseguem activamente as obras de apparelhamento da nova Casa de Saude dirigida pelos drs. Angelo Dias, Terreão Roxo e J. Julio da Costa, que pretendem inaugural-a depois do dia 20 do corrente. Esse estabelecimento, que dispõe de 26 quartos de 1ª e 2ª classe nas melhores condições de hygiene e de conforto, será destinado a operações de alta cirurgia, partos, molestias de senhoras, bem como clinica geral, excepto molestias infectuosas, e se achará á diposição do corpo clinico podendo o doente internado ter ampla liberdade na escolha de seus medicos assistentes.

Novo estaleiro - O sr. Manoel Ferreira Touguinho Junior, do Rio Grande participou que no dia 1º de janeiro proximo iniciará sob a sua direcção no estaleiro estabelecido á rua General Osorio nº 522, os trabalhos de construcção naval, reparos, limpeza, pintura e respectivo encalhe de embarcações.

Banco Hespanhol do Brasil - A directoria do banco Hespanhol do Brasil resolveu abrir uma filial nesta capital e para tratar da sua installação foram outorgados poderes ao commerciante desta praça sr. J. J. Recena, que se acha actualmente no Rio de Janeiro. O capital da filial daquelle estabelecimento será parte de capitalistas residentes na Hespanha e parte do Brasil

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense

Proximo congresso da opposição

Bagé, 9 - O dr. Assis Brasil é esperado hoje aqui, em transito para S. Gabriel, onde vae presidir os trabalhos do congresso da opposição, que se reunirá ali no dia 12 do corrente. Aquelle politico demorar-se-á dois dias nesta cidade.

Santa Maria, 9 - Estão sendo esperados amanhã nesta cidade os deputados Maciel Junior, Arthur Caetano e Alves Valença, os generaes Felippe Coutinho e Leonel Rocha e outros proceres opposicionistas, da passagem para S. Gabriel aonde vão tomar parte no congresso opposicionista que ali se reunirá no dia 12 do corrente. Já se acham aqui varios representantes da opposição de diversos municipios, aguardando outros companheiros para proseguirem viagem juntos para S. Gabriel.

Julio de Castilhos, 9 - O comité pró-Assis desta villa reunido afim de tomar diversas deliberações politicas escolheu o seu representante ao congresso de S. Gabriel o deputado Alves Valença.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 10 de janeiro na história

  • 1904 - Nasce o compositor Lamartine Babo.
  • 1911 - É decretado o descanso obrigatório aos domingos, em Portugal.
  • 1920 - É criada a Liga das Nações.
  • 1971 - Morre o estilista Coco Chanel.
  • 1984 - Mercado Modelo de Salvador, Bahia, é destruído por incêndio.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895