Enterro de Lenin na Rússia

Enterro de Lenin na Rússia

Correio do Povo do dia 25 de janeiro de 1924, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O revolucionário russo Lenin discursando para o Exército Vermelho.

publicidade

O fallecimento de Lenine

Vae ser sepultado no Kremlin, o extincto chefe dos soviets

Moscou, 24 - O cadaver do chefe communista vae ser depositado no Kremlin, junto ao monumento das victimas da revolução. O sr. Trotsky foi autorizado a assistir aos funeraes. O successor de Lenine será designado pelo Conselho Pan-Russo, prevendo-se que a escolha recaira sobre um dos seguintes membros do comité executivo Lukoff, Kameneff ou Stalin.

Roma, 24 - O “Messagero” commentando o passamento do chefe do governo dos soviets da Russia, disse que a doença de Lenine estabeleceu um periodo de agudas distenções internas e influiu para a approximação da Russia ás nações do occidente.

DIVERSAS

A casa e a bibliotheca de Ruy Barbosa - O Congresso Nacional autorisou o poder executivo a adquirir a casa em que residiu o senador Ruy Barbosa, com o mobiliario, a biblioteca e arquivo. A casa fica localisada á rua São Clemente, 134, local em que residiu nesta cidade, o sr. senador Ruy Barbosa.

Exposição de fructas, flôres e productos derivados - Reina vivo enthusiasmo entre a classe rural e o publico para a exposição de fructas, que será franqueada aos visitantes, amanhã, ás 16 horas. Os trabalhos de ornamentação e adpatação do pavilhão da exposição estadoal agro-pecuaria no Menino Deus de onde se realizará o certamen, terminaram hontem á noite.

O desfalque da alfandega - O dr. Genulpho Freire, delegado fiscal, enviou, hontem, á Alfandega desta capital, afim de que seja cobrado, com revalidação, a differença de sello de um requerimento do sr. Joel Carlos Espindola. Esse requerimento faz parte da defesa apresentada por esse funccionario no caso do desfalque apurado naquella repartição, onde exercia as funcções de thesoureiro, e de que é, por lei, responsavel.

Almanach do Correio do Povo - Continua a ser muito procurado o “almanach do Correio do Povo” para o corrente anno, que é distribuido como brinde aos que pagarem um anno de assignatura.

TELEGRAMMAS

A politica externa da Italia e o partido fascista

Roma, 24 - O jornal Messagero, em artigo visivelmente inspirado, refere-se ao discurso pronunciado pelo secretario do partido fascista de Nápoles, segunda-feira passada, dizendo que esse deputado exprimiu sua opinião pessoal sobre a politica externa da italia, e não a do partido.

A revolução no Mexico

Washington, 24 - O consul dos Estados Unidos em Vera Cruz foi informado pelos rebeldes mexicanos de que estes levantarão o bloqueio de Tampico se, á adopção definitiva desta medida se seguir a retirada do cruzador “Richmond” , que, actualmente se encontra no mesmo porto.

O fallecimento de Lenine

Roma, 24 - “O Giornale” da Italia publica um artigo editorial contra o fallecido chefe do Soviet da Russia, chamando a attenção sobre as serias consequencias que o governo bolchevista teve para a Italia. Aquella foi accrecenta: “Lenine prolongou a guerra por mais um anno, custando á Italia a batalha de Caporetto, ao mesmo tempo que na paz elle inspirou as suas acções. “

A grafia da epoca está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 25 de janeiro na história

  • 1875 - Inauguração da linha regular de vapores entre Liverpool e Manaus.
  • 1917 - Nasce o ex-presidente Jânio Quadros.
  • 1928 - Getúlio Vargas assume a presidência do Rio Grande do Sul.
  • 1947 - Morre o gângster norte-americano Al Capone.
  • 1970 - Inauguração da TV Gazeta.
  • 1990 - Morre a atriz Ava Gardner.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895