Entrevista com Isidoro Dias Lopes e as ações rebeldes
A edição do dia 14 de março de 1925, sábado, edição n. 62, noticiava

publicidade
“As negociações de paz — Entrevistado por ‘La Nación’, o general Isidoro Dias Lopes fez longas declarações sobre a atualidade política brasileira. Depois de estender-se en declarações de toda ordem, aquele chefe revoltoso reafirmou que as pretensões dos seus companheiros são as mesmas do manifesto de S. Paulo e continuou: ‘As aspirações da revolução se concretizam no voto secreto, com inscrições obrigatórias; a reorganização administrativa; a regulamentação do artigo sexto da Constituição sobre a intervenção federal nos Estados; abolição da justiça estadual, para só haver justiça nacional; o ensino público também nacional, de acordo com um plano único para todo o país.’ Sobre a política internacional, o general Isidoro declarou-se partidário da tradicional orientação do seu país no sentido da amizade e da colaboração com as demais nações, acreditando que não se pode falar em problemas de armamento porque, no que a esse respeito entende com o Brasil, este possui um exército nas condições exigidas. A respeito das conversações para a paz, iniciadas pelo deputado João Simplicio, disse que só têm caráter oficioso, tendo o sr. Simplicio apresentado por escrito o plano da pacificação, que o general Isidoro comentou, da mesma forma por que acredita que se poderá chegar à paz, com a aceitação dos princípios favoráveis ao país. A este respeito, crê que as conversações em questão se oficializarão em breve prazo.
“As operações militares em Santa Catarina — O dr. Borges de Medeiros recebeu ontem do coronel Firmino Paim Filho o seguinte telegrama sobre a atuação das forças sob seu comando, no Estado de Santa Catharina: ‘Clevelândia, 12 — Prosseguimos a nossa marcha vitoriosa. A coluna de Fidencio Mello, com os encontros verificados desde Pato Branco até as proximidades de Fartura, foi completamente aniquilada, havendo Fidencio fugido com alguns capangas. Os restantes rebeldes, constituídos por elementos de Prestes, Siqueira de Campos, João Alberto, pouca resistência já oferecem à nossa pressão sistemática e evitam encontros de maiores proporções. Afetuosas saudações. Paim Filho, comandante do destacamento do Nordeste’”
Tumulto de vossas excelências
“O comunista Maffi acusou, na Câmara dos Deputados [da Itália], um ‘fascista’ que enriqueceu e cometeu grandes violências. Essa acusação ocasionou um ruidosíssimo tumulto no recinto. Os srs. Terrazzi, Farinacci e outros representantes ‘fascistas’ avançaram para o sr. Maffi, pretendendo obrigá-lo a citar o nome do acusado, tendo ele aceitado o desafio e declinado o nome de Finzi. O sr. Perazzi protestou, pedindo uma investigação sobre a denúncia do sr. Maffi. O sr. Farinacci ameaçou-o de um processo, declarando que o seu partidário, acusado de violências, foi absolvido palo tribunal de Aquila. O sr. Maffi voltou, entretanto, a insistir nas suas acusações, tendo-o cercado numeroso grupo de ‘fascistas’, o que determinou correrem os comunistas em seu auxílio, dando-se então um generalizado pugilato. Com esforço, conseguiu-se separar os contendores.”
Suspensão do estado de sítio
“[...] o governo federal assinou um decreto suspendendo amanhã o estado de sítio no Rio Grande do Sul a fim de serem realizadas as eleições para deputados à Assembleia dos Representantes. Nesse sentido, o dr. Borges de Medeiros recebeu os seguintes telegramas: ‘Rio, 12 — Em resposta as telegrama de v. ex. de dez do corrente, comunico ter sido assinado, com data de dez deste mês e com o n. 16.837, o decreto suspendendo o estado de sítio no Rio Grande do Sul durante o dia 15 do corrente, marcado para a eleição de representantes à Assembleia do Estado. Cordiais saudações — Arthur Bernardes’
‘Rio, 12 — Tenho a honra de comunicar a v. ex. que o exmo. sr. presidente da República assinou no dia 10 do corrente, o decreto sob n. 16.837, suspendendo o estado de sítio em todo território desse Estado, no dia 15 deste mês, data da realização das eleições para representantes à Assembleia do Estado. Saudações cordiais — Affonso Penna, ministro da Justiça”
Vida difícil
“Um dos jornais nacionalistas de Berlim acaba de lançar ao mundo um apelo que é deveras comovedor. Trata-se da situação ‘delicada’ em que se acham as finanças do ex-kaizer, o qual está impedido até de ser generoso. A República confiscou, na Alemanha, todos os bens da dinastia dos Hohenzollern, deixando-lhes apenas aqueles que tradicionalmente lhes pertenciam. E é do rendimento dessas propriedades, administradas pelo Estado, que vive o antigo imperador, que tem ainda para suprimento das suas despesas as rendas da sua nova esposa, a antiga condessa Herminia. Fornecendo essas informações, a ‘Kreuz Zeitung’, de Berlim, pede aos partidários da monarquia que não aflijam absolutamente o ex-kaiser com pedidos de dinheiro. E acrescenta: ‘Sua majestade imperial não tem hoje para as suas despesas senão os 2.180.000 francos que o ministro das Finanças lhe remete cada mês’. Esses francos equivalem, em moeda brasileira, [a] mais de mil contos de réis. Isto sem contar a contribuição da condessa, a qual não deixa de ser avultada. Mas isso não dá para um pobre. E, principalmente, quando esse pobre tem ao seu serviço, em Doorn, nada menos de 40 criados...”
Avenida Borges de Medeiros
“A Intendência Municipal está demolindo e desapropriando prédios da rua General Paranhos a fim de abrir a avenida Borges de Medeiros. Por toda a semana entrante, irão a leilão os prédios à rua Duque de Caxias 231 (antiga Escola Brasileira) e General Paranhos 49, 51, 53, 55, 55-A e 57, que em seguida serão demolidos. Ontem, pela importância de 132:000$000 foram adquiridos os prédios restantes da quadra entre Duque de Caxias e Fernando Machado ...]. No fim do corrente mês serão iniciados os trabalhos de rebaixamento desta rua a começar pelo cruzamento com a rua Jeronymo Coelho.”
O dia 14 de março na história
- 1820 Nasce em Turim o primeiro monarca do Reino da Itália unificado, Vittorio Emanuele II de Savóia.
- 1822 Nasce em Nápoles a imperatriz consorte do Império do Brasil, Teresa Cristina das Duas Sicílias, esposa de D. Pedro II e “mãe dos brasileiros”.
- 1847 Nasce no interior baiano o poeta e dramaturgo Castro Alves, autor de “O Navio Negreiro”.
- 1879 Nasce em Ulm, no Império Alemão, o físico teórico Albert Einstein, autor da Teoria da Relatividade.
- 1883 Morre em Londres o filósofo, economista, teórico político e revolucionário socialista alemão Karl Marx.
- 1900 Ato do congresso dos EUA estabelece o padrão-ouro para a moeda americana.
- 1921 Seis membros do Exército Republicano Irlandês (IRA na sigla em inglês) são executados pelos britânicos em Dublin.
- 1923 Quatro membros do IRA são executados pelo Estado Livre Irlandês.
- 1931 O primeiro filme indiano falado, “Alam Ara”, é lançado.
- 1933 Nasce em Londres o ator britânico aposentado Michael Caine.
- 1939 Sob pressão alemã, a Eslováquia declara independência e se torna um Estado cliente dos nazistas.
- 1939 Nasce em Vitória da Conquista, na Bahia, o cineasta, ator e diretor Glauber Rocha.
- 1943 A liquidação do Gueto de Cracóvia é finalizada pelos nazistas.
- 1964 Jack Ruby é condenado pelo assassinato de Lee Harvey Oswald, por sua vez apontado como assassino do presidente americano John F. Kennedy.
- 1978 Israel lança a Operação Litani, campanha de sete dias para invadir e ocupar o sul do Líbano.
- 1982 O governo sul-africano lança uma bomba na sede do Congresso Nacional Africano, partido anti-apartheid, em Londres.
- 1997 Nasce em Columbus, Ohio a ginasta americana Simone Biles, a maior medalhista da ginástica olímpica.
- 2006 Tentativa de golpe de estado fracassa no Chade.
- 2008 Distúrbios em Lhasa contra a China se espalham pelo Tibete.
- 2018 Morre assassinada no Rio de Janeiro a socióloga, ativista e vereadora Marielle Franco.
- 2018 Morre em Cambridge o físico teórico e cosmólogo britânico Stephen Hawking.
- 2019 O ciclone Idai atinge Moçambique e causa enchentes e cerca de mil mortes.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios