Erupção do vulcão Etna na Itália

Erupção do vulcão Etna na Itália

Correio do Povo do dia 22 de junho de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Vulcão Etna

publicidade

A erupção do Etna 

Catania, 21 - A situação continua sendo ainda muito grave, tendo augmentado a violencia da erupção hontem á noite. Linguaglossa continua sendo objecto da anciedade geral. Essa cidade está ameaçada por varias torrentes de lavas; sua atmosphera está cheia de uma cinza negra suffocante. Todo o corpo de engenheiros da guarnição da Cicilia está reunido em Linguaglossa construindo fundas trincheiras ao lado da montanha, com o proposito de desviar a torrente de lavas para o valle. Scenas de cortar o coração têm-se verificado no longo das estradas principaes do theatro do desastre. Todos os meios de transporte imaginaveis e todos os animaes estão sendo utilisados. As camponezas são levadas para pontos mais seguros por moças fortes, e as creanças são levadas em cestos no lombo de burros, vaccas e bois. Monges e freiras estabelecidos ao longo das principaes estradas que conduzem a Catania, installados em pequenos abrigos, fornecem alimentos e bebidas gratuitamente aos mais necessitados.

DIVERSAS 

Lavanderia da Santa Casa - A Commissão que se encarregou deste melhoramento, terminou hontem a sua missão, ultimando os pagamentos das despezas feitas, que importaram em mais de cento e cincoenta contos de réis. As machinas que já estão funccionando com excellente resultado, foram fornecidas e installadas pela firma Bromberg e Cia., desta praça, que, alem de donativo de 10$000 feito no inicio da subscripção popular concorreu, agora, por occasião da liquidação de contas, com o donativo de 93$700. A commissão publicará opportunamente, um minucioso balanço demonstrando como applicou a avultada somma que lhe foi confiada pela generosidade publica. 

Festa litteraria - Rememorando a data de hontem, o dia natalicio de Machado de Assis, O Gremio Nocturno D. Sebastião realisou, na sua séde, no antigo seminario, uma sessão commemorativa em que além de Machado de Assis foram relembrados os poetas Claudio Manoel da Costa e Tobias Barreto, cujas datas natalicias occorreram respectivamente a 6 e 7 do corrente. Fez a biographia de Machado de Assis, o estudante Luiz Rissacot; a de Tobias Barreto, o professor Julio Pacheco, presidente do Gremio e a de Claudio M. da Costa o estudante Augusto Teixeira. Na mesma sessão foi recordado o nome de Luiz de Camões.

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense 

O combate de Alegrete 

Alegrete, 21 - As forças do coronel Honorio Lemos travaram sério combate e derrotaram, completamente, as forças governistas commandadas pelo dr. Flores da Cunha e Nepomuceno Saraiva. Nessa peleja que foi renhida, as tropas borgistas tiveram numerosas baixas, ficando feridos Flôres da Cunha e Oswaldo Aranha, este gravemente. 
Alarme em S. Gabriel 

S. Gabriel, 21 - O corpo provisorio daqui está fazendo trincheiras nas embocaduras das ruas, com receio de algum ataque dos revolucionarios. Há boatos de se acharem revolucionarios aqui.

O levante nas Missões 

S. Gabriel, 21 - Um official do Exercito, hontem chegado a esta cidade, com procedencia de S. Borja disse que se acham reunidos no 2º districto daquelle municipio 200 revolucionarios, esperando-se que com os demais districtos se levante de 400 a 500 homens. Essa gente deverá reunir-se ás forças de Honorio Lemos. Elles receberam da Argentina 400 fuzis Mauzer e vinte e cinco mil tiros.

A grafia da época está 

preservaa nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de junho na história

1922 - Inicia o processo de luta armada do Exército Republicano Irlandês.
1936 - Nasce o compositor e músico Hermeto Paschoal. 
1940 - A França assina armistício com a Alemanha. 
1941 - Hitler invade a URSS sem declaração de guerra.
1949 - Nasce a atriz norte-americana Meryl Streep. 
1987 - Morre o dançarino, ator e cantor norte-americano Fred Astaire. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895