“A opinião pública está vivamente impressionada com os sucessos da fronteira greco-búlgara, onde os conflitos sucessivos exacerbaram os ânimos. A imprensa ocupa-se dos últimos incidentes, condenando a precipitação do primeiro-ministro grego, general Pangalos, usando contra a Bulgária desarmada os mesmos processos que, há dois anos, censurava à Itália por ocasião do incidente de Janina. Lembra também que a Bulgária concorreu para um estado de coisas, protegendo a organização dos ‘comitadjis’ na Macedônia, renovando os propósitos imperialistas que foram a causa da guerra búlgaro-turca em 1912. A possibilidade de qualquer conflito balcânico está alarmando sobretudo os círculos diplomáticos devido à soma extraordinária de interesses europeus ligados aos Bálcãs. É sabido que tudo o que se relaciona com os Bálcãs constitui, para a Rússia, uma questão vital. A Inglaterra segue ultimamente uma política de franca aproximação com a Grécia, cujo apoio lhe seria preciso na hipótese de um conflito turco-britânico provocado pela questão de Mossul. Para a Itália, o enfraquecimento da Grécia representa o afastamento de um formidável concorrente comercial no Oriente Próximo, além de ser a Grécia detentora das ilhas do Adriático, sobre as quais se alargam as aspirações italianas. Finalmente, a França, menos interessada nos Bálcãs do que a Inglaterra e a Itália, inclinou-se mais ultimamente aos otomanos do que aos gregos. Atribui-se decisiva importância para a solução ou precipitação dos acontecimentos a ação da Iugoslávia, devido ao seu forte poderio militar atual. Toda a imprensa apela para os litigantes, a fim de assegurarem a paz europeia.”
A crise diplomática durou 10 dias e ficou conhecido como Incidente de Petrich. Foi causado pela morte a tiros — desferidos por sentinelas búlgaras — de um soldado grego que cruzou a fronteira para resgatar um cachorro.
_
Guerra colonial
“Duas colunas de 10.000 soldados [franceses e espanhóis] limparam os últimos redutos dos rifenhos [rebeldes do norte do Marrocos], ao sul de Ouergha. A infantaria penetrava nas cavernas para desalojar o inimigo à baioneta e à granada de mão. Os rifenhos lutaram valentemente, sendo avultadíssimas as suas perdas, por não poderem operar uma retirada para a morte.”
“Os rifenhos atacaram a zona que fica entre Tounat e Astar, surpreendendo os franceses. Depois de violenta luta, os atacantes retiraram-se, levando grande número de mortos e feridos.”
Primeiras edições
Da edição de 25 de outubro de 1895, sexta-feira, n. 22
Da seção “Cangiquinha”
[A propósito das tensões entre o Brasil e a Grã-Bretanha pela posse do arquipélago da Trindade, na costa do Espírito Santo, o Correio publicou o seguinte poema:]
a nossa força também há de bramir contra a tua frota e contra os teus soldados
acossando-te o medo um fragor de vitória…
como um cão a ganir nos monturos da História.
_
Serviço telegráfico
“Nos conflitos havidos na capital de Alagoas, entre praças de linha e da polícia, deram-se mortes e ferimentos de parte a parte. O governador do Estado e o comandante da guarnição tomaram logo providências tendentes a evitar a reprodução dos conflitos.”
“O ‘Paiz’ publicou hoje telegrama dizendo que o ‘Daily News’, importante órgão que se publica em Londres, aconselha o governo inglês a evitar conflitos com o Brasil por causa da questão da Trindade.”
_
O dia 25 de outubro na história
- 1147 Após cerco de quatro meses, cavaleiros cruzados reconquistam Lisboa do domínio muçulmano.
- 1825 O Império do Brasil declara guerra às Províncias Unidas do Rio da Prata pela posse da Província Cisplatina, ou Oriental (atual Uruguai).
- 1838 Nasce em Paris o compositor francês Georges Bizet, autor da ópera “Carmen”.
- 1854 A Batalha de Balaclava ocorre durante a Guerra da Crimeia; será imortalizada no poema “The Charge of the Light Brigade”, de Lord Tennyson.
- 1881 Nasce em Málaga, Espanha, o pintor e escultor Pablo Picasso.
- 1924 A “Carta Zinoviev”, documento forjado em que o líder da Internacional Comunista ordenava atividades sediciosas ao Partido Comunista Britânico, é publicada pelo jornal conservador Daily Mail.
- 1927 O transatlântico italiano de luxo Principessa Mafalda afunda na costa sul da Bahia, matando 314 pessoas.
- 1945 Termina o período de 50 anos de administração japonesa de Taiwan; a República da China assume o controle.
- 1946 Nasce em Valparaíso, Chile, o ex-jogador de futebol Elías Figueroa, ídolo colorado.
- 1969 O general Emílio Garrastazu Médici é eleito de forma indireta para a presidência da República.
- 1971 A República Popular da China substitui a República da China nas Nações Unidas.
- 1975 O jornalista Vladimir Herzog é encontrado morto em São Paulo após severas torturas sofridas pela repressão durante a ditadura militar, que alegou suicídio por enforcamento.
- 1983 Os EUA e aliados do Caribe invadem Granada na sequência de um golpe de estado que depôs e matou o presidente socialista Maurice Bishop.
- 1990 A República Socialista Soviética Cazaque declara sua soberania em relação à URSS.
- 1997 Durante guerra civil, o militar Denis Sassou Nguesso se autoproclama presidente da República do Congo.
- 2001 A Microsoft lança o sistema operacional Windows XP.
- 2016 Morre no Rio de Janeiro o ex-jogador Carlos Alberto Torres, capitão da Seleção tricampeão na Copa de 1970.
O dia 26 de outubro na história
- 1860 A Expedição dos Mil, importante evento da unificação italiana, termina com Giuseppe Garibaldi apresentando suas conquistas ao rei Vittorio Emanuele.
- 1863 A Football Association, federação de futebol inglesa, é fundada em Londres.
- 1871 O presidente da Libéria, Edward James Roye, é deposto em golpe de Estado.
- 1890 Inauguração da “mais alta ponte ferroviária do mundo” à época, o Viaduto Malleco, no Chile.
- 1890 Morre em Florença o escritor, humorista e jornalista italiano Carlo Collodi, autor do “Pinocchio”.
- 1912 Os otomanos perdem as cidades de Tessalônica e Skopje durante a Primeira Guerra dos Bálcãs.
- 1917 O Brasil declara guerra às Potências Centrais na Primeira Guerra.
- 1937 A Alemanha nazista inicia a expulsão de 18 mil judeus poloneses.
- 1942 Nasce no Rio de Janeiro o músico e compositor Milton Nascimento.
- 1957 Morre na Alemanha Ocidental o escritor, jornalista, político, poeta e filósofo grego Nikos Kazantzakis, autor de “Zorba, o grego”.
- 1959 Nasce em Isallavi o ex-presidente da Bolívia Evo Morales.
- 1967 Mohammad Reza Pahlevi se proclama imperador do Irã.
- 1976 Morre no Rio de Janeiro o pintor modernista, desenhista e ilustrador Emiliano Di Cavalcanti.
- 1977 A contaminação de um cidadão somali é considerada pela OMS como o último caso natural de varíola do mundo, erradicada pela vacinação.
- 1979 O presidente sul-coreano Park Chung Hee é assassinado pelo chefe do Serviço de Inteligência Nacional, Kim Jae-gyu.
- 1985 O governo australiano devolve a propriedade do famoso monolito Uluru, localizado no centro do país, aos aborígenes Pitjantjatjara.
- 1994 A Jordânia e Israel assinam o tratado de paz de Wadi Araba.
- 1995 O Mossad, serviço secreto israelense, mata o líder da organização Jihad Islâmica na Palestina, Fathi Shaqaqi, em seu hotel, em Malta.
- 2001 O presidente americano George W. Bush assina o Ato Patriota, decreto que permite medidas de vigilância e investigação de suspeitos de terrorismo.
- 2002 Chega ao desfecho a crise do teatro Dubrovka, em Moscou, com cerca de 50 terroristas e 150 reféns mortos após a invasão da polícia.
- 2012 A Microsoft lança o sistema operacional Windows 8.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios
