Estouram no mundo todo protestos contra a morte dos anarquistas Sacco e Vanzetti

Estouram no mundo todo protestos contra a morte dos anarquistas Sacco e Vanzetti

Correio do Povo do dia 28 de março de 1923, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Protestos contra a condenação á morte dos anarquistas Sacco e Vanzetti, nos EUA

publicidade

A condemnação dos anarchistas Sacco e Vanzetti 

Recomeça a agitação em favor de sua libertação - Convocação de comicios

Paris, 26 - Os anarchistas e a extrema trabalhista estão inclinados a recomeçar, aqui, a agitação em favor dos anarchistas Sacco e Vanzetti, já condemnados á morte nos Estados Unidos e que appellaram para novo julgamento. Nesse sentido, foram organizados varios comicios, convocados, por meio de cartazes com o titulo: “Liberdade ou morte!”. Accrecentam os promotores desses comicios: “Persiste a infamia do adiamento do segundo julgamento, apezar de, umas após outras, as testemunhas de accusação haverem se retratado.”

DIVERSAS

A situação no Estado - Os acontecimentos que se vão desenrolando em municipios da fronteira do Estado, estão tendo repercussão do trafego da Viação Ferrea, naquella região. Como se verá do despacho de Santa Maria, que publicamos na secção competente, ainda hontem á noite, não havia ali chegado o trem partido na vespera, de Uruguayana, devido ao facto haverem sido arrancados os trilhos em determinado ponto do percurso. Segundo as informações que, a respeito, pudemos colher, e confirmadas pelo referido telegramma, no dia 23 do corrente, foram cortadas as linhas telegraphicas da Viação, entre as estações de Rosario e Guará, sendo, porém, restabelecido o seu funccionamento na manhã do dia seguinte. A 25, as linhas telegraphicas da Viação, foram, tambem, cortadas entre a estação de Jacaguá e Alegrete, e essa interrupção persistia até o momento de obtermos estas informações. Dizia-se, ainda, e isso parece confirmado pela demora dos trens, que um grupo de sediciosos foi visto proximo á caixa d’agua existente no kilometro 210, levantando os trilhos numa extensão mais ou menos cem metros, nas immediações da referida caixa d’agua entre as estações de Passo Fundo e de Palma.

Creação de um esquadrão em Torres - Foi creado um esquadrão provisorio da Brigada Militar em Torres. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense

A situação no interior do Estado

O que tem occorrido na Palmeira 

Palmeira, 27 - Numeroso grupo de revolucionarios está no 8º districto, quatro leguas distante daqui, sobre a estrada de Irahy. Consta que se acham bem armados e municiados, sendo commandados pelo coronel Leonel Rocha, que a elles se reuniu vindo de Marcellino Ramos, de onde teria trazido munição. 

Palmeira, 27 - Foram mortos hontem, em tiroteio pelos revolucionarios, no 8º districto, sobre a estrada de Irahy, Rufino Feijó e Luciano Claudino da Luz. Este viuvára ha pouco tempo, deixando 22 filhos, na maioria menores. O mesmo grupo detem prisioneiros os habitantes daquele districto irmãos Alfredo, Apparicio e Brasilico Borba. A população desta villa começa novamente a intranquilizar-se com esses factos.

Passo Fundo, 27 - A columna do commando do tenente-coronel Claudino Nunes Pereira, que fizera juncção com as forças da Lagôa Vermelha, teve ordem, de vir para esta cidade. 

A grafia da época está preservada nos textos cima

CRONOLOGIA

O dia 28 de março na história

1936 - Nasce o escritor peruano Mario Vargas Llosa. 
1941 - Suicídio da escritora Virgínia Wolf. 
1962 - Golpe derruba Arturo Frondizi da presidência da Argentina. 
1969 - Morre o presidente dos EUA Dwight David Eisenhover. 
1980 - José de Anchieta é beatificado pelo papa João Paulo II.
1985 - Morre o pintor francês Marc Chagall. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895