Exército russo se prepara para eventual guerra na primavera

Exército russo se prepara para eventual guerra na primavera

Não houve edição do Correio do Povo no dia 2 de janeiro de 1922

Renato Bohusch

O Exército Vermelho contava com mais de um milhão e meio de homens.

publicidade

O problema russo 

O Exercito Vermelho tem mais de um milhão e meio de homens

Riga, 30 - O commissario da Defesa Trotsky, num vigoroso discurso pronunciado no Congresso dos Soviets, disse que o exercito vermelho conta agora com o effectivo de 1.595.000 homens, que não será reduzido, pois ao contrario está se preparando para a guerra na proxima prImavera, caso qualquer dos inimigos externos do Soviet pretenda atacar a Russia. Seu discurso, porém, arrancou maiores applausos quando, ao que diz o telegramma, o commissario da defesa se referiu ao auxilio de japonezes á aggressão dos brancos no extremo oriente nos seguintes termos: “Esses imperialistas e imprudentes rapinantes devem saber que alem das quatro potencias que já concluiram accordos entre elles ainda ha a quinta a Russia do Soviet - com o seu exercito vermelho”.

DIVERSAS

“A Federação” - Passa hoje, mais um anniversario da “A Federação” orgão do partido republicano que entra agora no seu 39º anno de existencia. Commemorando essa data dará “A Federação” hoje uma edição especial com grande numero de paginas tendo, por esse motivo deixado de apparecer hontem. Aos collegas apresentamos as nossas felicitações.

Edificio para a Intendencia de Montenegro - Hontem, effectuou-se o assentamento da cumieira do novo edificio destinado á Intendencia Municipal de Montenegro. A este acto compareceu o intendente, coronel Aurelio Porto, demais autoridades, a commissão executiva do partido republicano e muitas outras pessôas. Falaram varios oradores. 

Estrada de Ferro da Tristeza - A partir de hoje, correrá mais um trem pela manhã, nesta via ferrea, ficando estabelecido o seguinte horario, que será obedecido nos dias comuns e aos domingos. Pela manhã as partidas da Estação do Riacho serão ás 6, 8 e 10 horas. A tarde partirão os trens ás 14,15 e ás 18,15 horas. 

Incendio em vagão - No trem para Itaquy, entre as estações Ibicuhy e Xarqueada, houve um incendio no vagão G-21, que levava mercadorias destinadas ao commercio de Itaquy. O fogo foi descoberto na ultima daquellas estações.

TELEGRAMMAS

Excursão em automovel 

Caxias, 31 - Uma “baratinha” Ford, de propriedade da firma Galleano, Zuardi & C., agentes da Companhia Sul Ford, fez o percurso de 372 kilometros em 10 horas. O trajecto percorrido, foi de ida e volta, desta cidade a Extrema, passando por Antonio Prado e Vaccaria. 

Melhoramentos municipaes

D. Pedrito, 31 - Reina regosijo na população, por motivo do grande adeantamento que vão tendo os trabalhos de construcção do novo quartel para o regimento aqui estacionado e tambem por motivo do assentamento dos trilhos da estrada de ferro que, até meiados de janeiro, chegará ao Passo do Rocha. 

A aviação no Brasil 

Rio, 30 - Foi assignado hoje pelo presidente da Republica o decreto que estabelece duas linhas de navegação aerea entre o Rio e Porto Alegre. Para a assignatura o Aero Club offereceu ao presidente da Republica uma caneta com penna de ouro. O senador Sampaio Corrêa, autor do projeto, presenciou o acto. 

Matéria publicada na edição de 01/01/1922

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 de janeiro na história

1911 - Os EUA reconhecem o governo de José Estrada e retiram-se da Nicarágua.
1919 - Conferência de Versalhes, com a participação do Brasil, estabelece regras para o Pós-Guerra.
1939 - Enrico Fermi, físico italiano, exila-se em Nova Iorque.
1954 - Papa Pio XII adverte sobre perigos da televisão.   


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895