Há um Século no CP

Ex-chefe do governo bulgaro é preso pelas tropas revolucionarias

Correio do Povo do dia 16 de junho de 1923, sexta-feira, noticiava:

A sede da guarda laranja de Stambuliski
A sede da guarda laranja de Stambuliski Foto : CP Memoria

A revolução na Bulgaria 

Praga, 15 - Apezar das informações emanadas de Sofia affirmarem que a ordem está restabelecida em toda a Bulgaria, as noticias recebidas de Belgrado dizem que a situação do novo governo se vae tornando difficilima. Segundo se infere, dessas noticias, os partidarios do governo Stambuliski ganham terreno, sobretudo, no norte e nordeste do paiz. Accrescenta-se que o deputado George Daskaleff, á frente dos guardas orangistas, repelliu varios ataques das tropas governamentaes. 

Sofia, 15 - Corre o boato de que o sr. Stambuliski, ex-chefe do governo bulgaro, foi aprisionado pelas tropas revolucionarias proximo a Slavovitza. 

DIVERSAS 

Atrazo de bondes - Os bondes das linhas Parthenon, Theresopolis e Gloriasoffreram, hontem, á tardinha, um atrazo de hora e meia. Foi tal atrazo motivado pelo facto de ter o bonde letra G . n. 32, quebrado um eixo, quando, em demanda do fim da l.inha, passava pela Azenha, nas proximidades da rua S. João. 

Asylo de Mendicidade - Passará, a 19 do corrente, o 25º anniversario da inauguração do Asylo da Mendicidade, fundado pelo benemerito padre Cacique. Commemorando a data, o padre Mathias, director daquella instituição, resará uma missa em acção de graças. Em publicação que hoje faz por esta folha, aquelle sacerdote dirige um apello ás familias porto-alegrenses para a remessa de um prato de sua mesa afim de ser melhorada a refeição dos asylados naquelle dia tão assignalado. 

Apanhado por um automovel - Ás 6 1/2 horas de hontem, o automovel n. 557, guiado pelo chauffeur José Thompson, ao passar emfrente ao Mercado Publico apanhou o verdureiro José Estravalache, residente á rua Silva Jardim. Atirado a regular distancia recebeu elle contusões e um forte choque traumatico, tendo sido immediatamente pensado na Assistencia Publica do 1º districto, após o que se recolheu á sua residencia. Conforme o chauffeur foi tentado o desvio. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense 

 

Uma entrevista do 

sr. Lindolfo Collor 

Rio, 15 - O jornal “A Patria’ entrevistou o sr. Lindolpho Collor sobre situação do Rio Grande. Depois de discorrer sobre a revolução e apologiar o sr. Borges de Medeiros, falou: “E para resumir: o Rio Grande de hoje é digno, e o será até o fim desta luta, de suas gloriosas tradições, que deitam raizes na propaganda e adquirem viço excepcional na consolidação do nosso regimen politico. “Em torno de Borges de Medeiros, que não é apenas a encarnação da bandeira partidaria desfraldada por Julio de Castilhos e sustentada por Pinheiro Machado, mas o representante da lei, o Partido Republicano rio-grandense cerra fileiras como um só homem para todas as vicissitudes. Defendemos a dignidade da República e é isto que nos da força e alento para supportar todos os aleives de que temos sido victimas por parte de uma opposição delirante que despreza o caminho da razão, para semear desgraças no sólo da Patria e cobrir de opprobrio a familia brasileira.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 16 de junho na história

1906 - Lançamento do jornal a Gazeta em São Paulo.
1927 - Nasce o escritor Ariano Suassuna.
1950 - Inauguração do estádio do Maracanã. 
1963 - Morre o cantor Lamartine Babo. 
1965 - Miguel Arraes exila-se na Argélia. 
1969 - Georges Pompidou é eleito o novo presidente da França.