Ex-presidente diz que tentou de todas formas evitar a Primeira Guerra Mundial

Ex-presidente diz que tentou de todas formas evitar a Primeira Guerra Mundial

Correio do Povo do dia 26 de fevereiro de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Raymond Poincaré, ex-presidente da França.

publicidade

As conferencias do sr. Raymond Poincaré - As origens da Guerra 

Paris, 24 - O sr. Raymond Poincaré, ex-presidente da Republica, realizou, hontem, a sua terceira conferencia sobre as origens da guerra. Depois de haver demonstrado que as provocações allemãs foram inauguradas em Marrocos pela theatral visita do kaiser ali a 31 de maio de 1905, adiantou que ha razões para pensar que, si a Allemanha não tivesse encontrado em 1914 o pretexto que a levasse á luta armada, teria recomeçado as provocações em Marrocos. Falando sobre os negócios balkanicos, mostrou o sr. Poincaré que em 1904 a Russia parecia não querer reconhecer a annexação da Bosnia e da Herzegovina, mas a Allemanha lhe fez saber que, caso recusasse o reconhecimento, declararia guerra aquelle paiz. Mas a Russia cedeu. A França e a Inglaterra reconheceram, então, a annexação, creando um precedente desastroso que encarojou a Austria, tornando fatal a guerra que se pensava haver evitado. O sr. Poincaré terminou demonstrando que o governo francez ao qual, naquella época presidia, fez tudo para a conservação da paz. Mas, posto ao corrente pelo sr. Zazonoff sob a condição de segredo do accordo bulgaro-servio concluido em 1912, levou immediatamente o caso ao conhecimento do governo britannico.

DIVERSAS

Faculdade de Medicina - O presidente do Conselho Superior de Ensino telegraphou ao dr. Sarmento Leite, director da Faculdade de Medicina, declarando que os candidatos a exame vestibular, que tendo todos os preparatorios exigidos, deixaram por força maior de se inscreverem em dezembro, poderão fazel-o agora.

Porto e barra do Rio Grande - Conforme communicação recebida pelo secretário das Obras Publicas, foi ianugurado, hontem, o balizamento luminoso do canal de accesso ao porto do Rio Grande, tendo sido collocadas duas boias de luz encarnada e duas ditas de luz branca. Na semana proxima, serão collocadas boias luminosas nas extremidades dos mólhes da barra.

Processo contra o dr. Wenceslau Escobar - Proseguiu, hontem, perante o dr. Jorge Moojen da Rocha, juiz districtal da vara criminal, a inquirição de testemunhas arroladas no processo que o senador Carlos Barbosa Gonçalves move ao dr. Wenceslau Escobar, por crime de calumnias impressas no livro “Apontamentos para a historia da revolução de 1893”.

A farinha da mandioca no fabrico da cerveja e do pão - Tendo o secretario da Agricultura de S. Paulo, recebido o relatorio do comissario do Estado, em Bruxellas, sobre as experiencias da farinha de mandioca para o fabrico do pão e da cerveja, remetteu ao instituto agronomico afim deste divulgar os resultados obtidos com as experiencias feitas na capital belga.

TELEGRAMMAS

O novo theatro

Pelotas, 25 - O novo Theatro Guarany será inaugurado, com toda solemnidade, no dia 2 de abril, estreando ali uma grande companhia lyrica, actualmente em Buenos Aires.

Os plantadores de arroz vão fundar um syndicato

Cachoeira, 25 - Os plantadores de arroz, em reunião effectuada, hontem, no salão da Associação Commercial, trataram de organizar um syndicato para defesa dos seus interesses, tomando diversas providencias a respeito. Tomaram parte na reunião os gerentes das filiaes dos bancos Pelotense, Provincia e Nacional do Commercio, os quaes se mostraram solidarios com a resolução dos plantadores de arroz.

Conselheiro Antonio Prado

S. Paulo, 25 - Todos os jornaes desta capítal referem-se elogiosamente ao conselheiro Antonio Prado, que hoje completa 81 annos de idade. A imprensa é unanime em enaltecer os serviços prestados ao Brasil pelo venerando brasileiro. Por outro lado, os jornaes congratulam-se pelo facto do conselheiro Antonio Prado ainda se achar forte. A residencia daquelle brasileiro tem se conservado repleta de amigos que o vão cumprimentar pelos seus feitos.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 26 de fevereiro na história

1891 - Instalação do Supremo Tribunal Federal, criado pela nova Constituição da República. 
1936 - Início da circulação do fusca na Alemanha.
1951 - Lei proíbe três mandatos seguidos para presidente nos EUA. 
1992 - Instituto Brasileiro do Café é extinto no governo Collor. 
1992 - O ator Older Cazarré é morto por bala perdida quando dormia. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895