Ex-primeiro ministro inglês Lloyd George critica ocupação francesa na região do Ruhr

Ex-primeiro ministro inglês Lloyd George critica ocupação francesa na região do Ruhr

Correio do Povo do dia 6 de fevereiro de 1923, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O ex-premier Lloyd George criticou a ocupaçao de Ruhr pela França.

publicidade

As consequencias da occupação de Ruhr 

Plymouth, 3 - De regresso de sua excursão ao Mediterraneo, chegou hoje a este porto o ex-primeiro ministro sr. Lloyd George, que teve enthusiastica recepção. Falando aos jornalistas que o procuraram, o ex-chefe do governo britannico critica o accôrdo anglo-americano para a consolidação dos emprestimos de guerra, contraidos nos Estados Unidos. Referindo-se á occupação do Ruhr, o sr. Lloyd George assim qualificou essa medida: É uma grande loucura e um gravissimo erro, que só poderão contribuir para complicar ainda mais o problema das reparações. Estou convencido de que não é essa a melhor maneira de conseguir as reparações desejadas“.

DIVERSAS 

A exposição de fructas no Rio de Janeiro - Em varias noticias já nos referimos a exposição de fructas que neste anno, se realisará no Rio de Janeiro e que se effectuará no local em que está funccionando a exposição do Centenario. O Rio Grande do Sul foi convidado a comparecer a esse certamen, tendo por isso o governo do Estado se dirigido a todas as muncipalidades. A Intendencia Municipal desta capital mandou para ahi 45 volumes de fructas diversas, constando a sua maioria de uvas, pecegos e melancias. Maior quantidade de fructas não se póde mandar em virtude da safra deste anno não haver corrido bem. 

Enterros gratuitos - A Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande fará d’ora avante, por meio de sua secção funeraria, gratuitamente, o enterro das pessôas pobres, bastando para merecer tal favor, apresentar a declaração da autoridade competente de que foi isento de pagamento o registro do obito. O enterro constará de caixão, carro funebre e cova. 

A Guitarra de Prata - A fabrica de instrumentos de corda “A Guitarra de Prata”, concorreu á Exposição Internacional do Centenario, com um mostruario de instrumentos de sua fabricação. Hontem, o proprietario da mesma recebeu um comunicado que lhe foi conferido ao seu mostruario pelo Jury da Exposição, medalha de ouro. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense

A situação no interior do Estado 

Foi celebrado um accordo em Camaquam

Camaquam, 5 - Com a presença do dr. Donario Lopes, chefe do partido situacionista local, coroneis Jose Antonio, chefe assisista, Francisco Moreira, intendente municipal e tenente-coronel Amadeu Massot, commandante do 2º batalhão da Brigada Militar, aqui aquarterlada, ficou resolvida a situação politica local, com a condição de serem dispensadas as forças que ambas as facções tinham reunidas. Essa resolução foi levada a effeito immediatamente. Continuará aqui aquartelado o 2º batalhão da Brigada Militar sob o commando do tenente-coronel Amadeu Massot. 

Camaquam, 5 - Conforme communicações recebidas pelo delegado de policia, sr. Corrêa Cunha, e outras autoridades, após conferencia que com elles teve, o coronel Zeca Netto accordou dissolver os seus grupamentos de homens armados. Foram enviadas felicitações ao dr. Donario Lopes pela solução do caso. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de fevereiro na história

1930 - Estreia do filme “Luzes da Cidade”, de Charles Chaplin. 
1945 - Nasce o cantor e compositor jamaicano Bob Marley. 
1952 - Morre George VI, rei da Inglaterra. 
1962 - Morre o pintor Cândido Portinari. 
1964 - França e Inglaterra decidem construir um túnel ferroviário sob o Canal da Mancha. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895