Excursão dos revolucionarios no Triumpho
Correio do Povo do dia 27 de junho de 1923, quarta-feira, noticiava:
publicidade
A situação no Estado - Incursão de revolucionarios no Triumpho
Triumpho, 26 - Entrou hontem nesta villa, uma força revolucionaria, sob o commando de Hygino Pereira, sendo completa a surpreza, quer para a população, quer para as autoridades locaes. A força, ao entrar, dividiu-se em dous grupos que, a trotes largos, e dando vivas ao dr. Assis Brasil e á libertação do Rio Grande, se dirigiram á Intendencia Municipal, onde, de posse das chaves, entrou o chefe da força revolucionaria e retirou todo o armamento e munição existente, entregando, novamente, a chave ao encarregado. Em seguida, dirigiram-se os revolucionarios ao centro telephonico local, inutilisando toda a sua installação. Á passagem dos revolucionarios pelas ruas da villa, os vivas por elle levantados foram correspondidos por familias , que lhes ofereceram flores as quaes os revolucionarios collocaram nos canos das armas.
DIVERSAS
Syndicato Agricola Rio-Grandense - Este syndicato recentemente fundado no arrabalde de Theresopolis está se preparando para entrar em franca atividade. Ante-hontem, houve uma reunião dos srs. Luiz Gomes de Freitas, Gaspar Uchôa, Ataliba Paz, Waldemar Lages e Celeste Gobatto, para elaborar os estatutos.
Imprensa - Recebemos o ultimo numero do mensario illustrado “Imprensa”, orgão da Associação Rio Grandense de Imprensa. Em nada inferior aos anteriores o presente numero traz escolhida materia e nitidos “clichés”.
Exposição Leopoldo Gotuzzo - Encerra-se hoje a exposição de Leopoldo Gotuzzo. Não são muitas as exposições dessa natureza que, nesta capital, têm alcançado o exito da desse artista rio-grandense. O interesse que ella despertou se manteve sempre vivo, como o demonstra a grande affluencia de visitantes. Dos quadros expostos, e como attestado de seu valor e do mérito do artista, um ficará figurando na galeria do Instituto de Bellas Artes e outro na do palacio municipal. São duas telas, com as quaes Gotuzzo ficará, ali, muito bem representado. E numerosos outros quadros, pois que as vendas attingiram a numero elevado, ficarão honrando as nossas galerias particulares. Sob todos os pontos de vistas, foi assim completo o successo da exposição que hoje se encerra.
TELEGRAMMAS
A prohibição das bebidas
alcoolicas nos Estados Unidos
As apreensões a bordo dos
navios britânicos
Londres, 26 - O primeiro ministro, sr. Stanley Baldwin, falando hoje, na Câmara dos Comuns, sobre o caso da prohibição das bebidas alcoolicas nos Estados Unidos, declarou que não havia cabimento para qualquer protesto sobre o facto de serem os sellos britannicos quebrados, dentro das aguas territoriaes daquelle paiz, pelos funccionarios norte--americanos. Tema que irá a Camara dos Lords.
Londres, 26 - Pronunciando um discurso na Igreja Baptista Galleza, desta capital, o sr. Lloyd George referiu-se á lei da prohibição das bebidas alcoolicas, actualmente, em vigor nos Estados Unidos, dizendo que aquelle paiz estava fazendo uma grande experiencia em torno da execução dos principios mais elevados da civilisação moderna, e appelou para os seus ouvintes afim de julgarem essa experiência, com justiça, antes de condemnarem os methodos empregados com o fim de pôr em execução a lei.
A grafia da época está
preservada nos textos acima
CRONOLOGIA
O dia 27 de junho na história
1902 - Jornada de trabalho na França é fixada em dez horas e meia.
1908 - Nasce o escritor Guimarães Rosa.
1910 - Inicia uma revolução no México liderada por Emiliano Zapata.
1973 - O presidente do Uruguai, Juan Maria Bordaberry, promove um autogolpe, fechando o Congresso.
2001 - A França abole o serviço militar obrigatório.