Execução do armísticio atendendo pedidos do ministro da Guerra

Execução do armísticio atendendo pedidos do ministro da Guerra

Correio do Povo do dia 10 de novembro de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Apoiadores de Assis Brasil receberam os termos do Armistício

publicidade

Politica rio-grandense - A execução do Armisticio 

S. Jeronymo, 8 - O comité pró-Assis desta localidade recebeu do general Setembrino de Carvalho, ministro da Guerra, communicação das clausulas do armisticio, bem como a proclamação dos srs. Assis Brasil e Antunes Maciel. Atendendo ao pedido para divulgação das mesmas, o comité immediatamente deu dellas conhecimento aos interessados. 

Santo Antonio da Patrulha, 9 - O comité local pró-Assis Brasil recebeu telegramma do ministro da Guerra sobre as condições do armisticio. Esse despacho foi logo remettido ao acampamento das forças revolucionarias afim de inteiral-as. A noticia do armisticio foi recebida aqui com grande satisfação. As forças revolucionarias do coronel Luiz Gomes têm sido muito visitadas.  

DIVERSAS 

Construcção de quarteis - Conforme noticiaram os nossos telegrammas, com a presença do general Setembrino de Carvalho, ministro da Guerra, foram inaugurados os quarteis construidos na cidade de Cachoeira pela Companhia Constructora de Santos. As obras custaram 4.565:728$913 e contam os dois quarteis, um para o 3º batalhão de engenharia, actualmente aquartelado em São Gabriel e outro para o 3º regimento de artilharia pesada, aquartelado na margem de Taquary. O quartel para o 3º B. E. consta de um pavilhão de administração, 3 pavilhões de alojamento, um rancho e cozinha, um para intendencia, 3 para baias e um para baia enfermaria, um grande deposito para material de pontoneiros e um para o paiol.. A cidade, que se apresentava toda engalanada, foi ornamentada durante a noite pelo pessoal da Companhia Constructora de Santos e da Intendencia Municipal, sob a direcção dos srs. Waldemiro Mariz e Joaquim Vidal. Á noite a luz foi reforçada. O commercio fechou durante o dia e as repartições federaes e estadoaes não deram expediente.

A situação no Estado - Acompanhado de sua comitiva, o deputado federal Nabuco de Gouvêa seguirá, amanhã para Bagé, o general Setembrino de Carvalho vae conferenciar ali com todos os chefes revolucionarios. O dr. Assis Brasil irá participar. 

TELEGRAMMAS

A situação na Allemanha

Explodiu o movimento 

nacionalista na Baviera

Paris, 8 - Telegrammas de Munich annunciam que von Hitler, á frente de seiscentos homens, penetrou numa reunião presidida por von Kahr e declarou derrubado o governo do dictador, que passaria a ser substituido pelo general Ludendorf. 

Berlim, 8 - Os nacionalistas bavaros, chefiados por von Hitler, depuzeram o governo de von Kahr, substituindo-o pelo general Ludendorf. Logo que esta noticia foi conhecida, o presidente Ebert nomeou o general von Seeckt chefe supremo da defesa nacional, concedendo-lhe plenos poderes para restabelecer a normalidade da Baviera. Alem disso, o governo do Reich resolveu cortar todas as communicações com a Baviera até que a constituição seja restaurada. 

Berlim, 9 - As ultimas noticias recebidas de Munich dizem que o leader nacionalista von Hitler foi nomeado conselheiro politico do general Ludendorf, ex-chefe de policia Poehrer administrador do estado e o general von Lossow, ministro da Guerra.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 10 de novembro na história

1928 - Lançamento da revista Cruzeiro, no Rio de Janeiro. 
1945 - PCB é legalizado pelo TSE. 
1982 - Morre o ex-premiê da URSS Leonid Brejnev. 
1996 - Mike Tyson perde título de campeão mundial de pesos pesados para Evander Holyfield. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895