Exposição do pintor gaúcho Luiz de Freitas em Roma

Exposição do pintor gaúcho Luiz de Freitas em Roma

Correio do Povo do dia 10 de fevereiro de 1924, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Obra de Augusto Luiz de Freitas.

publicidade

As telas de Luiz de Freitas para o palacio do governo

Telegramma recebido no Rio, e divulgado por uma folha daquella capital, informa que o pintor rio-grandense Augusto Luiz de Freitas realizou, com exito, em Roma, onde se acha uma exposição de telas suas. A exposição foi inaugurada pelo embaixador do Brasil na Italia, dr. Oscar de Teffé, com assistencia de altas personalidades nas artes e nas letras. Os quadros que deram motivo principal á exposição do pintor patricio foram as grandes telas “Combate da Ponte da Azenha” (episodio da revolução rio-grandense de 1835), “Os Açorianos e Colonizadores” e “Lindoya”, encommendados pelo governo do Rio Grande do Sul, para o palacio presidencial. Accrecenta o telegramma que foi endereçado a um artista residente no Rio, que essa amostra de arte do pintor brasileiro na capital italiana constituiu um verdadeiro successo, tanto para o artista como para o Brasil.

DIVERSAS

Os desfalques na Alfandega - O sr. Leoncio Maya, funccionario da Alfandega desta capital, attendendo ás prescripções da lei, enviou, hontem, á inspectoria, a representação relativa ao que até agora apurou quanto ás graves irregularidades verificadas. Em sua representação, diz aquelle funccionario que, tendo sido designado para proceder a exame na receita do imposto sobre a renda, dividendos e demais impostos internos, consoante o prescripto em portaria que o autorisou a tal, iniciou o exame, estribado nos documentos - 2ª vias das guias de pagamentos - em poder dos contribuintes, constatando, assim, os confrontos entre aquelles documentos e as demonstrações diarias da renda e ainda como auxilio do livro “conta corrente” da secção de escripturação por partidas dobradas, o desvio da renda na importancia de 256:681$547, sendo do imposto sobre os dividendos e bonificações 134:530$879.

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense

A campanha eleitoral

S. Gabriel, 8 - Domingo 10 do corrente, a Alliança Libertadora realisará uma reunião política no 4º districto desse municipio. Para participar dessa assemblea, irão daqui em automoveis, representantes da Alliança. Já foi marcada outra reunião politica opposicionista para o dia 17 no Suspiro, 5º districto.

Passo Fundo, 8 - Foi publicado hontem, pelo intendente, o projecto de reforma da lei organica deste municipio, harmonisando o seus dispositivos com os principios firmados no pacto de Pedras Altas.

Passo Fundo, 8 - No dia 14 haverá uma reunião do partido republicano para escolha de candidatos aos cargos de intendente e vice-intendente deste municipio nas proximas eleições, por indicação do dr. Antonio Bittencourt Azambuja.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 10 de fevereiro na história

  • 1858 - Inauguração da segunda estrada de ferro no Brasil, ligando Salvador a Alagoinhas.
  • 1912 - Morre o diplomata Barão do Rio Branco, no RJ. Mais de 300 mil pessoas comparecem ao enterro.
  • 1935 - Nasce o cantor e compositor Cauby Peixoto.
  • 1992 - O boxeador Mike Tyson, é condenado pela acusação de estupro.

O dia 11 de fevereiro na história

  • 1917 - Morre o médico sanitarista Oswaldo Cruz.
  • 1929 - Tratado de Latrão é assinado por Mussolini e Pio XI, para a criação do Estado do Vaticano.
  • 1941 - Nasce o músico Sérgio Mendes.
  • 1982 - O PT consegue o registro definitivo no TSE.
  • 1991 - Deixa de circular o semanário O Pasquim.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895