Há um Século no CP

Expulsão de líder religioso gera tensão entre gregos e turcos

A edição do dia 3 de fevereiro de 1925, terça-feira, edição n. 29, noticiava

O patriarca de Constantinopla (atual Istambul, na recém proclamada República da Turquia), líder da Igreja Ortodoxa, foi expulso da cidade em janeiro de 1925 e conduzido de trem até a fronteira grega. O governo turco alegou que o ato fazia parte da troca de populações entre seu país e a Grécia, resultado da convenção assinada em Lausanne em 1923 ao término da guerra entre as duas nações (1919-1922). No entanto, a inclusão de Constantino VI no contingente expulso indignou os gregos e provocou reações enérgicas da Grécia e de diversos países ocidentais. A situação beirou uma retomada da guerra
O patriarca de Constantinopla (atual Istambul, na recém proclamada República da Turquia), líder da Igreja Ortodoxa, foi expulso da cidade em janeiro de 1925 e conduzido de trem até a fronteira grega. O governo turco alegou que o ato fazia parte da troca de populações entre seu país e a Grécia, resultado da convenção assinada em Lausanne em 1923 ao término da guerra entre as duas nações (1919-1922). No entanto, a inclusão de Constantino VI no contingente expulso indignou os gregos e provocou reações enérgicas da Grécia e de diversos países ocidentais. A situação beirou uma retomada da guerra Foto : CP Memória

“O patriarca ecumênico [Constantino VI] foi expulso da Turquia por ordem do governo e conduzido até a fronteira grega.

“[...] O governo grego retirará seu representante diplomático em Angorá [Ancara, capital turca] se o governo turco não responder satisfatoriamente à nota enviada.

“O patriarca ecumênico, que partiu para Salónica [Tessalônica, cidade grega], protestará perante a Igreja contra a sua expulsão da Turquia, declarando que não renunciará ao patriarcado.

“A expulsão do patriarca ecumênico é considerada uma violação do tratado de Lausanne por parte da Turquia, sendo por isso julgada grave a situação provocada por essa expulsão.

“A Legação da Turquia declara que a expulsão do patriarca ecumênico foi de acordo com a decisão da comissão mista que tratou da permuta de populações turcas e gregas e que era presidida por um juiz neutro.

“A Agência Star noticia que o governo grego chamou seu encarregado de negócios em Angorá. São, no entanto, prematuras as notícias sobre mobilização do exército grego. [...]

“Os jornais anunciam que o governo grego tenciona submeter à Liga das Nações, ou ao Tribunal de Haya, o caso da expulsão do patriarca. [...]

“Todos os parlamentos do mundo enviaram um protesto à Turquia contra a expulsão do patriarca de Constantinopla.

“De fonte bem informada, sabe-se que causou agitação na Grécia a expulsão do patriarca grego, sendo possível que os aliados intervenham. O governo de Londres fica, porém, na expectativa.”

São Francisco de Paula

“[...] Há poucos dias, a mesma Companhia [Telephonica Rio-Grandense] fez contrato para o mesmo fim [instalação de linhas telefônicas] na próspera vila de S. Francisco de Paula, onde já foi instalado um centro telefônico, em casa própria, com todas as condições necessárias para o bom funcionamento do serviço. O mesmo centro já conta com 22 assinantes e tudo parece indicar que, dentro em pouco, esse número será muito aumentado. O sr. Odon Cavalcanti, intendente, muito se tem esforçado para introduzir toda a sorte de melhoramentos naquela vila, que já tem uma avenida com mais de 1.000 metros de comprimento, com bastante largura, convenientemente arborizada, com boas edificações, sendo considerada como uma das mais belas do Estado. O sr. Odon Cavalcanti está também empenhado em espalhar por todos os distritos rurais as linhas telefônicas, com o que muito aproveitará a sociedade de S. Francisco em geral [...]”

Atentado contra Einstein

“Na ocasião em que tentava assassinar o sábio Einstein [em Berlim], a polícia prendeu a mesma mulher que, em Paris, tentou contra a vida do sr. Krassin, embaixador dos ‘Soviets’. [...]”

O dia 3 de fevereiro na história

  • 1468 Morre Johannes Gutemberg, inventor da versão ocidental da impressão de tipos móveis.
  • 1488 O explorador português Bartolomeu Dias desembarca na Baía de Mossel após passar pelo Cabo da Boa Esperança, sendo o primeiro europeu a ultrapassar esse marco ao sul.
  • 1690 A primeira moeda em papel das Américas é impressa na colônia de Massachusetts.
  • 1716 Sequência sísmica intensa atinge a região de Argel, na Argélia, matando aproximadamente 20 mil pessoas.
  • 1807 Tropas britânicas capturam Montevidéu durante as Invasões Britânicas do Rio da Prata.
  • 1830 O tratado denominado Protocolo de Londres estabelece a independência completa da Grécia em relação ao Império Otomano.
  • 1862 A Moldávia e a Valáquia se unem, formando os Principados Unidos Romenos.
  • 1870 A 15ª Emenda à Constituição americana é ratificado, garantindo direito de voto a todos os cidadãos homens, independente da raça.
  • 1927 Rebelião militar contra a ditadura militar portuguesa explode no Porto.
  • 1945 Mil aviões B-17 americanos bombardeiam Berlim, matando entre 2500 e 3 mil pessoas e desalojando mais de 120 mil.
  • 1947 Nasce em New Jersey o escritor e poeta americano Paul Auster.
  • 1953 Massacre de Batepá: onda de violência liderada pela administração colonial portuguesa mata centenas de nativos na capital de São Tomé e Príncipe.
  • 1958 Fundação da união econômica do Benelux entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
  • 1959 Os músicos Buddy Holly, Ritchie Valens e J.P. “The Big Bopper” Richardson morrem em desastre de avião em Iowa, EUA.
  • 1966 A espaçonave soviética Luna 9 se torna a primeira a aterrizar na Lua e a primeira a fazer fotos da superfície lunar.
  • 1972 Primeiro de sete dias da mais mortal tempestade de neve da história, que matou ao menos 4 mil pessoas no Irã.
  • 1989 Golpe militar no Paraguai derruba o ditador Alfredo Stroessner, presidente desde 1954.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios

Mais Lidas