Extrema pobreza no Natal Alemão

Extrema pobreza no Natal Alemão

Correio do Povo do dia 27 de dezembro de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Crianças eram atingidas pela extrema pobreza que vivia o povo alemão

publicidade

A situação na Allemanha

Auxilios dos socialistas austriacos ás creanças allemãs

Berlim, 25 - O chanceller Marx, numa entrevista concedida exclusivamente á Associated Press, disse que milhões de soffrem neste Natal as consequencias da extrema pobreza e que passarão as festas sem alegria. E accrescentou: “Este Natal significa que não há folego na crua batalha pela existencia. A despeito da luta intensa pela vida, o povo allemão faminto está disposto a fazer um esforço super-humano para safar-se das consequencias da guerra e pagar as reparações no maxino que puder. A sra. Alemks, esposa do famoso violinista Fritz Kreisler, doou á esta cidade uma grande soma destinada a compra de alimentos para as creanças mais desamparadas da cidade.

DIVERSAS

Syndicato Agricola Rio-Grandense - Estão animados os preparativos para realisação da exposição de fructas e productos derivados, que se realisará no fim de janeiro proximo ou nos primeiros dias de fevereiro. O programma do certamen está sendo vivamente discutido, pois haverá novas categorias de real importancia para o desenvolvimento de nossa floricultura. Durante a exposição serão realisadas palestras e demonstrações praticas de ensino popular á classe agricola. Domingo ultimo, uma commissão foi ás chacaras dos srs. coronel Victor Henrique da Silva, Paulo M. Beuster e dr. Alberto de Campos Velho, admirar seus bellos pomares e conseguir que enviem productos para o certamen, que promette ser muito concorrido.

Carne verde em Livramento - Foi resolvida, com vantagens para a população de Livramento, a questão da carne verde, diz o”Correio da Tarde”, dali. Por um entendimento do director do Frigorifico Armour com os marchantes, ficou assentado que aquelle estabelecimento fornecerá a carne a estes, por preço convencionado, devendo os açougueiros vendel-a ao publico de 600 a 800 rs, o kilo.

O preço do gaz - Publicamos hoje, um edital da Intendencia Municipal avisando que, a contar de 1º de janeiro proximo, o preço de metro cubico de gaz será elevado para 1$000.

TELEGRAMMAS

A situação européa

Um memorial do Reich ao ministro dos extrangeiros da Belgica

A commissão de Reparações organisão o comité de peritos

Bruxellas, 26 - O representante diplomatico da Allemanha entregou ao sr. Jaspar, ministro dos Negocios Extrangeiros, um memorial do Reich em resposta a communicação em que o governo belga se declara disposto a entrar em negociações a respeito das suggestões que a Allemanha apresentasse. O memorial allemão indica as diversas questões que considera susceptiveis de discussão e que se refere exclusivamente aos territorios occupados.

Paris, 26 - A commissão de reparações organisou definitivamente a composição dos comités de peritos, aos quaes serão ainda hoje dirigidos os respectivos convites. O comité de equilibrio orçamentario allemão reunir-se-á no dia 14 de janeiro para o futuro e o comité encarregado de inquerito sobre os desvios de capitaes allemães para o extrangeiro, a 21 do mesmo mez.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de dezembro na história

  • 1901 - Nasce a atriz alemã Marlene Dietrich.
  • 1934 - Pérsia passa a se chamar Irã.
  • 1945 - Criação do Fundo Monetário Internacional.
  • 1949 - Albert Einstein expõe Teoria da Gravitação.
  • 1949 - Carlos Lacerda funda o jornal Tribuna da Imprensa, no RJ.
  • 1976 - Morre o teatrólogo Paulo Pontes.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895