Família Chaves Barcellos planeja construção de instituição de caridade em Porto Alegre

Família Chaves Barcellos planeja construção de instituição de caridade em Porto Alegre

Correio do Povo do dia 19 de março de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Fundação Pedro Chaves Barcellos, no Bairro Rio Branco.

publicidade

Pia Fundação Pedro Chaves Barcellos

Em homenagem á memoria do capitão Pedro Chaves Barcellos, capitalista desta praça e fallecido o anno passado, a sua exma. viuva e seus irmãos, aqui residentes, resolveram fundar, nesta cidade, um estabelecimento de caridade destinado a recolher meninas desvallidas, orphãs de pae e mãe. Esse estabelecimento será denominado “Pia Fundação Pedro Chaves Barcellos”e funccionará em edificio proprio, com todo conforto e condições hygienicas necessarias. Para a construcção do mesmo edificio, a familia Chaves Barcellos já adquiriu a grande chacara que pertencia ao sr. José Pilla e que fica situada emfrente á matriz de N. S. da Piedade, no bairro Rio Branco.

DIVERSAS

“O grito do Ypiranga” - A Casa Idai Ltda, de S. Paulo, teve uma excellente idéa para commemorar o centenario da Independencia Nacional. Fez ella reproduzir, em suas officinas, o celebre quadro do grande pintor brasileiro Pedro Americo - “O grito do Ypiranga” - em metal branco, em alto relevo. E si a lembrança dessa reprodução foi feliz, permittindo, assim, a divulgação do magnifico quadro em que o insigne artista gravou o momento da proclamação da Independencia, a sua realização excede á melhor expectativa. Foi nos offerecido pelo sr. Fausto Sant’Annna, representante, nesta capital da Casa Idai, um exemplar desse excellente trabalho. É uma obra verdadeiramente perfeita e que honra sobremaneira a industria nacional. Os detalhes da linda téla de Pedro Americo são reproduzidos com absoluta fidelidade. Expressamente prateado e oxydado, o quadro tornou-se inalteravel no correr do tempo.

TELEGRAMMAS

A Escola de Musica do Rio Grande Rio Grande, 18 - O Echo do Sul, publica, hoje, um artigo elogiando a direcção do Centro de Cultura Artistica, pela nomeação do maestro Tasso Bolivar Corrêa, para dirigir a Escola de Musica a ser fundada nesta cidade.

Viagens em deslisadores

Pelotas, 18 - Está definitivamente organizada a Empreza Rio Grandense de Deslisadores, de propriedade da firma Braga, Alvares e Cia. Limitada, constituida, pelos srs. major João Braga, fazendeiro em Cangussu, dr. Ramon Dutra Alvares e tenente Marcos Seguy, ex-piloto aviador do exercito francez. A empreza tem séde nesta cidade, á rua 7 de Setembro nº 709. Dentro de breves dias será inaugurado, a titulo de experiencia, o primeiro aparelho deslisador fazendo a viagem daqui até essa capital.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 19 de março na história

1870 - Ópera de Carlos Gomes “O Guarani”, tem estreia mundial, no teatro Scala, de Milão. 
1931 - É aprovada a Lei de Sindicalização; entidades ficam subordinadas ao Ministério do Trabalho. 
1964 - Marcha da Família com Deus pela Liberdade, contra Jango, reúne 500 mil, em São Paulo.

O dia 20 de março na história

1901 - Nasce o poeta e político chileno Pablo Neruda. 
1933 - Abertura de Dachau, primeiro campo de concentração nazista. 
1953 - Morre o escritor e jornalista Graciliano Ramos. 
1981 - Isabelita Perón, viúva de Juan Domingo Perón, ex-presidente da Argentina, condenada por corrupção. 
1989 - Morre a atriz Dina Sfat.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895