Fascista Benito Mussolini divulga programa de governo

Fascista Benito Mussolini divulga programa de governo

Correio do Povo do dia 19 de novembro de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Os fascistas no parlamento italiano.

publicidade

Benito Mussolini expoz o seu programma de governo 

Roma, 17 - Como estava annunciado, realizou-se a reabertura da Camara dos Deputados, tendo, por essa occasião, ouvidas as declarações do novo governo presidido pelo sr. Mussolini. O sr. Mussolini referindo-se ao programma da reconstrucção economica da Europa, disse que os processos adoptados, até agora, não foram bons, e era preferivel celebrar tratados do commercio entre as nações a realizar grandes conferencias plenarias, que são improficuas, como ja provou a pratica. No que concerne á Italia, accrescentou o primeiro ministro, é nosso intuito seguir uma politica de dignidade e de utilidade nacional. Frisou que a situação econômica da Itália é muito grave. 

DIVERSAS

Imprensa - No dia 15 do corrente completou mais um anno de publicidade “O Dever” que aparece na cidade de Bagé. Nesse dia aquella folha appareceu em edição especial recebendo tambem numerosos cumprimentos. Ao “Dever” desejamos prosperidades. 

A successão presidencial do Estado - Promovido pelo Comité Central Pró-Assis, realisou-se hontem em frente á sede do Gremio Civico Rio Grandense, á rua dos Andradas, mais um comicio de propaganda da candidatura do dr. Assis Brasil á presidencia do Estado. Ás 20 horas, perante numerosa assistencia, usou da palavra o academico de direito João Jacintho Costa, destacado para falar em nome do Gremio Civico. O orador discorreu sobre o actual momento politico e concitou os rio-grandenses a suffragar nas urnas o nome do dr. Assis Brasil. O Centro Republicano Borges de Medeiros, inaugurou a foto do seu patrono, em sessão solemne.

TELEGRAMMAS

A ponte internacional sobre o rio Jaguarão 

Jaguarão, 17 - O marechal Botafogo telegraphou do Rio, dizendo que embarcará brevemente para aqui, afim de fazer iniciar os trabalhos da ponte internacional sobre o rio Jaguarão.

Inauguração do retrato do dr. Borges de Medeiros 

Rio Grande, 18 - Será inaugurado amanhã, na séde da administração do porto o retrato do dr. Borges de Medeiros offerecido pelos funcionarios desta repartição. 
A situação economica da Austria 

Vienna, 17 - Começou o reerguimento financeiro da Austria com a entrada de dez milhões de moedas extrangeiras, que constituem o primeiro adiantamento do auxilio pecuniario internacional. Esse facto provoca um certo desafogo nas camadas populares. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 19 de novembro na história

1949 - No principado de Mônaco; sobe ao trono o príncipe Rainier III.
1951 - Reator atômico é usado pela primeira vez na Grã-Bretanha, para gerar energia.
1967 - Morre o escritor Guimarães Rosa.
1999 - Morre o jornalista, escritor e teatrólogo Plínio Marcos. 
2000 - Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru, renuncia no Japão. 

O dia 20 de novembro na história

1695 - Morre em combate o líder da resistência negra escravagista Zumbi dos Palmares. 
1911 - Manifestação violenta em Londres a favor do voto feminino.
1959 - É aprovado na ONU a Declaração Universal dos Direitos da Criança.
1975 - Estreia do filme “Um Estranho no Ninho”, com Jack Nicholson. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895