Fascistas invadem prefeituras de Milão e Roma

Fascistas invadem prefeituras de Milão e Roma

Correio do Povo do dia 6 de agosto de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

O fascismo estava se expandindo por toda a Europa.

publicidade

Os successos da Italia - Aggravou-se a luta entre fascistas e communistas

Roma, 4 - Os fascistas occuparam o edificio onde funcciona a municipalidade da cidade e Milão, sendo esse acto considerado como o mais grave episodio da gréve. A occupação foi precedida de uma escalada do edificio pelos “fascistas”, os quaes içaram a bandeira tricolor no balcão principal, em meio a uma verdadeira trovoada de applausos, e entre os gritos de “Abaixo o socialismo!” “Viva a Italia”! Os portões de ferro, do edificio da municipalidade, haviam sido fechados para impedir a invasão, mas os “fascistas” serviram-se de um automovel como ariete, conseguindo assim, arrombal-os. O ataque ao edificio foi dirigido pelos deputados fascistas Lanfraconi e Finzi. 

DIVERSAS

Propaganda de idéas separatistas - Hontem esteve reunida em sessão a Federação Academica do Rio Grande do Sul, afim de tomar conhecimento dos artigos publicados pelo jornal “Separatista”, de Santa Maria, e cujos termos são já conhecidos. Aquella entidade academica, depois de discurtir o assumpto, resolveu dirigir um manifesto ao povo rio-grandense, condemnando não só os artigos, como tambem os seus autores. 

A falta de troco - O commercio desta praça está luctando com uma enorme falta de troco, como, até agora, nunca se tinha feito sentir. As difficuldades que este facto acarreta são de facil compreensão, pois muitas vezes, por uma simples falta de troco, deixa o negociante de vender um metro de sua fazenda ou um kilo do genero que é procurado na sua loja ou no seu armazem. Sabemos mesmo que diversos commerciantes vão pedir ao delegado fiscal as suas providencias junto a Casa da Moeda.

TELEGRAMMAS

Exequias em Suffragio dos mortos pela Legalidade

Rio, 5 - Estiveram muito concorridas as exequias celebradas na egreja da Cruz dos Militares em suffragio dos mortos em defesa da Legalidade. As homenagens funebres foram prestadas por uma companhia do batalhão naval e por uma companhia do 3º regimento de infantaria. Uma orchestra participou da solemnidade, executando o hymno nacional por occasião da elevação da hostia. 

O alistamento de mulheres no exercito da Polonia

Varsovia, 4 - Os membros agrarios do parlamento nacional, que são contrarios ao voluntariado feminino para o serviço militar, acabam de dirigir um memorandum ao ministro da Guerra, protestando contra o alistamento das mulheres no exercito. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de agosto na história

1910 - Nasce o compositor Adoniran Barbosa. 
1926 - Gertrude Ederle torna-se a primeira mulher a atravessar o Canal da Mancha. 
1932 - Primeira edição do Festival de Cinema de Veneza. 
1974 - Criação da Embrafilme para fomentar o cinema nacional. 
1985 - Criação da primeira Delegacia da Mulher em São Paulo.

O dia 7 de agosto na história

1904 - Operários em Paris exigem redução de jornada de trabalho para oito horas. 
1941 - Josef Stalin assume o comando do exército na URSS.
1942 - Nasce o cantor e compositor Caetano Veloso. 
1978 - Morre Orlando Silva, o “Cantor das Multidões”.
1999 - Popó torna-se campeão mundial dos superpenas de boxe.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895