“Os três penúltimos jogos do campeonato do corrente ano atraíram, anteontem, uma grande assistência ao campo da Floresta. Se não fosse o registro de certos fatos ocorridos na segunda partida do dia, poderíamos dizer que a veterana entidade local nos teria proporcionado uma belíssima tarde esportiva. Infelizmente, não conseguimos ainda manter uma linha de cordialidade durante os jogos, e o resultado são essas atitudes ameaçadoras verificadas domingo com o puxar de armas, o que depõe contra o nosso grau de cultura, sendo um atestado de barbarismo. Como é natural em tais ocasiões, há debandada e correrias e invasão de campo. E não podemos deixar de apreciar a atitude de um conhecido paredro do futebol local que ‘bancou o alpinista’ em tal momento, galgando em pouco tempo o barranco que se acha ao fundo do campo da Floresta. Felizmente estamos no fim da atual temporada. Uma série de fatos desagradáveis se registraram e é de se esperar que sejam tomadas medidas para que no próximo ano não se repitam. É verdade que os atuais dirigentes do futebol trabalham nesse sentido, e é preciso que sejam eliminados esses elementos nocivos ao popular ‘sport’ com a instituição de regulamentos para que as notícias de ‘matchs’ não passem a figurar na crônica policial, como, aliás, também a respeito se referiu um jornal do Rio de Janeiro, ocupando-se dos fatos seguidamente ocorridos no campo de futebol. Seja portanto esse o último apelo que fazemos aos que dirigem a APAD [Associação Porto Alegrense de Desportos], que não esmoreçam no programa encetado na atual temporada para que na próxima sanem de vez estes defeitos até agora registrados. [...] O Grêmio venceu [por 3 a 2 contra o São José]; sua equipe, ao retirar-se do campo, foi delirantemente aclamada, mas também o S. José não lhe ficou em nada inferior, fazendo também jus ao elogio pela forma correta como os seus onze se conduziram. [...] A vitória do Americano [por 2 a 1 sobre o Internacional] encheu de entusiasmo seus partidários e veio modificar também a situação dos concorrentes ao título de campeão. Assim, mesmo que o Grêmio seja vencido no domingo no ‘match’ a jogar com o Cruzeiro, ficará ele na dianteira do campeonato, vindo em segundo o Internacional.”
_
Resistência rebelde
“Notícias procedentes de Melilla dizem que, por informações ali recebidas de Tânger, se sabe que Abd-el-Krim, vendo o desânimo que reina entre as tribos por ele ainda dominadas, intensificou a campanha de intimidação e terror, enquanto recompensa generosamente aqueles que ainda se mostram dedicados à sua causa. Não obstante esses esforços notáveis, as tribos mais poderosas insistem na necessidade de se pôr termo à guerra com a Espanha e a França, pois a consideram perdida devido à impossibilidade em que se acham os rifenhos de receber suprimento do exterior e também por motivo da ocupação de Alhucemas e de Ajdir e do avanço das tropas franco-espanholas, que impedem toda a comunicação marítima com a fronteira da Argélia. Acredita-se nos círculos militares desta capital que a campanha contra Abd-el-Krim, embora com menor intensidade devido às chuvas, continuará durante todo o inverno, de acordo com os novos planos que estão preparando os estados-maiores da França e da Espanha em Marrocos.”
_
Praça Parobé
“Por ato de ontem, o dr. Octavio Rocha, intendente municipal, denominou Pereira Parobé a praça situada entre a face leste do Mercado Público e o alinhamento da rua Marechal Floriano.”
_
Primeiras edições
Da edição de 19 de outubro de 1895, sábado, n. 17
Combate à República
“Os monarquistas de S. Paulo deram ali, anteontem, um suntuoso banquete para comemorar o aniversário natalício do ex-príncipe do Grão-Pará, filho do conde d’Eu. O dr. Eduardo Prado pronunciou longo discurso concitando os monarquistas a se arregimentarem, fundando clubes e jornais para combater a República. O dr. Vieira de Carvalho, lente da Faculdade de Direito, levantou o brinde de honra à ex-princesa d. Isabel, chamando-a de imperatriz do Brasil. Consta que os monarquistas vão ali fundar brevemente um jornal de propaganda antirrepublicana.”
_
Vandalismo
“Um grupo de vagabundos tem-se divertido, nestas últimas noites, em apedrejar as vitrinas e vidraças da Alfaiataria Civil e Militar, à rua General Câmara. O sr. Guelfo Janirati, proprietário daquele estabelecimento, levou o fato ao conhecimento do tenente-coronel João Leite, que prometeu tomar providências no sentido de evitar que tais fatos se reproduzam.”
Primeiras edições
Da edição de 20 de outubro de 1895, domingo, n. 18
Espertalhão
“Num armazém do mercado, de propriedade de Marcucci Micheli, apareceu anteontem [L.J.P.], indo buscar, de parte de Francisco Paranhos, um saco de açúcar, outro de milho e outro de farinha de trigo. Despertando suspeitas esse pedido, não lhe foram entregues os referidos gêneros, e mais tarde averiguou-se que esse mesmo indivíduo, valendo-se do nome de Francisco Paranhos, já daquele armazém havia conseguido obter diversas mercadorias. A polícia, tomando conhecimento do fato, prendeu o espertalhão, que disse ter vendido os produtos de suas habilidades na venda da esquina da rua da Olaria e beco do Oitavo. Sobre o caso, providências foram dadas pelo subdelegado do 1º distrito.”
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios
O dia 20 de outubro na história
- 1803 O senado americano ratifica a Compra da Louisiana (mais de 2 milhões de km²) da França por 15 milhões de dólares.
- 1882 Nasce no Reino da Hungria o ator Bela Lugosi, famoso como a incarnação clássica de Drácula no cinema americano.
- 1904 Chile e Bolívia assinam tratado de paz, definindo fronteiras entre os países após a Guerra do Pacífico.
- 1916 Assinado no Rio de Janeiro o Acordo de Limites Paraná-Santa Catarina, encerrando a Guerra do Contestado.
- 1935 Termina a Grande Marcha, a retirada das forças do Partido Comunista Chinês, perseguidas pelo exército do Kuomintang.
- 1941 Quase 3 mil homens e meninos são mortos por soldados alemães no Massacre de Kragujevac, na Sérvia ocupada.
- 1944 Belgrado é liberada das forças nazistas pelo Exército Vermelho e partisans iugoslavos.
- 1947 O governo brasileiro rompe relações diplomáticas com a URSS após a detenção do segundo secretário da embaixada em Moscou acusado de embriaguez e arruaça. As relações foram restabelecidas em 1961.
- 1951 A 1ª Bienal Internacional de São Paulo é aberta oficialmente no local atualmente ocupado pelo MASP.
- 1962 Disputas de fronteira motivam o início da Guerra Sino-Indiana entre a China e a Índia.
- 1964 Nasce em Oakland, Califórnia, a advogada e candidata à presidência americana, Kamala Harris.
- 1973 “Massacre do Sábado à Noite”: uma série de demissões de diversos postos judiciários no contexto do Caso Watergate.
- 1973 A Opera House de Sydney, Austrália, é inaugurada pela rainha Elizabeth II.
- 1977 Seis pessoas, incluindo três membros da banda americana Lynyrd Skynyrd, morrem após a queda de avião no Mississippi.
- 1979 Com a aprovação da anistia, Luís Carlos Prestes retorna ao Brasil após mais de 10 anos de exílio na URSS.
- 1982 66 pessoas morrem esmagadas durante a partida da Copa da UEFA entre Spartak Moscou e Haarlem, no estádio Luzhniki, em Moscou.
- 1991 Ayrton Senna conquista o tricampeonato mundial de Fórmula 1 ao chegar em segundo lugar no GP do Japão.
- 2011 O ditador da Líbia, Muammar Gaddafi, é capturado e morto com seu filho Mutassim por forças rebeldes durante a primeira guerra civil líbia.
