Feriado brasileiro pelo centenário de Ayacucho
A edição do dia 10 de dezembro de 1924, quarta-feira, noticiava
publicidade
“O presidente da República assinou um decreto considerando feriado o dia de hoje em todo o território da República em homenagem ao centenário da batalha de Ayacucho.
“As repartições públicas e o comércio fecharam em virtude do decreto que considera feriado o dia de hoje em comemoração à batalha de Ayacucho.
“Foi inaugurada hoje uma escola pública que tomou o nome de ‘Republica do Peru’.
“O sr. Maurtua, ministro peruano, dará uma recepção na Legação daquele país amigo, a qual se efetuará à noite.
[...]
“Toda a imprensa desta capital dedica muitas colunas ao centenário da batalha de Ayacucho, que hoje transcorre, lembrando que não foi somente a libertação do Peru que dela resultou, mas também, a libertação definitiva da América do Sul, com a última derrota dos colonizadores.
“O sr. Arthur Bernardes enviou o seguinte telegrama ao chefe da Nação peruana: ‘Tenho a mais viva satisfação em enviar a v. exc, e ao nobre povo peruano, a que por tantos laços se sente ligado ao povo brasileiro, as minhas efusivas congratulações pela grande data aí solenemente comemorada. Ayacucho constitui para todo o nosso continente um legítimo título de orgulho. Assim considerando, decretei feriado nacional em toda a República o dia de hoje. O Brasil inteiro, desta arte, associa-se ao júbilo da grande nação vizinha e amiga, a cujo supremo mandatário renovo, com tão grato motivo, a segurança da minha cordial estima e subida consideração.’ [...]”
Chuva no Rio
“[...] Somente agora começam a ser conhecidas as consequências do aguaceiro de ontem. Quase todos os bairros da capital e de Niterói foram inundados. Em alguns pontos, as águas atingiram a um metro e mais de altura, sendo arrastados móveis e outros objetos. [...] As famílias abandonaram suas residências, tendo os bombeiros, auxiliados por populares, organizado um serviço de salvamento. Os prejuízos materiais são avultados, sendo infelizmente registrada uma morte. [...] Deram-se alguns desabamentos em vários pontos [...]”
Polícia
“[...] chegou ontem aqui [São Paulo] o sr. A. Enright, chefe de polícia de Nova York, que foi recebido na estação pelos representantes do presidente do Estado, delegado geral, delegados de polícias e muitas pessoas. [...] Hoje visitará a Penitenciária do Estado, o Instituto de Butantan, a secretaria da. Justiça, a Polícia Central e os quartéis da Força Pública, e às 15 horas será recebido pelo sr. Carlos de Campos, presidente do Estado. [...]”
O dia 10 de dezembro na história
- 1768 Publicada a primeira edição da Encyclopædia Britannica.
- 1896 Morre o químico e engenheiro sueco Alfred Nobel, inventor da dinamite e fundador do prêmio Nobel.
- 1898 Termina a Guerra Hispano-Americana com a assinatura do Tratado de Paris: Cuba é cedida aos EUA, que concordam em pagar 20 milhões de dólares pelas Filipinas.
- 1901 A primeira cerimônia do prêmio Nobel é realizada em Estocolmo.
- 1920 Nasce na região da Podolia, no sul da Ucrânia, a escritora Clarice Lispector.
- 1936 Morre o escritor italiano e vencedor do prêmio Nobel de literatura, Luigi Pirandello.
- 1963 A região de Zanzibar obtém independência do Reino Unido; no ano seguinte, com a união com Tanganyika, forma a República da Tanzânia.
- 1983 Raúl Alfonsín toma posse como presidente da Argentina, restabelecendo a democracia no país após a ditadura militar.
- 1989 Começa a Revolução Democrática da Mongólia: a transição para sistema multipartidário decreta o fim da influência soviética e a dissolução do estado socialista.
- 1991 Instituída a República do Cazaquistão, substituindo o estado socialista.
- 1993 A mina de carvão Wearmouth, em Sunderland, norte da Inglaterra, fecha após 156 anos.
- 1996 A nova constituição da África do Sul é promulgada por Nelson Mandela.
- 2006 Morre o general e ditador chileno Augusto Pinochet.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios