Finalizada a construção dos pavilhões de Portugal na Exposição do Centenário da Independência

Finalizada a construção dos pavilhões de Portugal na Exposição do Centenário da Independência

Correio do Povo do dia 1 de junho de 1922, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Pavilhão de Portugal, na Exposição do Centenário da Independência, no RJ.

publicidade

O Centenario da Independencia 

Estão promptos para serem embarcados os pavilhões de Portugal

Lisboa, 31 - Já estão concluidos os pavilhões de ferro, mandados construir pelo governo, e destinados a exposição commemorativa do centenario da independencia do Brasil. Todas as peças já estão devidamente marcadas e numeradas. O commissario portuguez na exposição do centenario aguarda, apenas, a chegada de navios para effectuar o embarque. 

Lisboa, 31 - O transporte de guerra “Pedro Nunes”, da armada portugueza, está sendo especialmente preparado para conduzir ao Rio de Janeiro o material destinado á installação dos pavilhões portuguezes. 

DIVERSAS

Peste bubonica - Registrou-se, hontem, nesta capital, mais um caso fatal de peste bubonica, sendo a victima o menor Nelson Silveira, com 14 annos de idade, de cor preta, natural deste Estado e residente á rua da Republica n. 50. Passou o attestado de obito o dr. Tourinho, tendo o corpo sido transportado para o cemiterio em um carro da Directoria de Hygiene. Esta repartição mandou desinfectar o predio onde se deu o obito, e as casas visinhas. 

Distribuição de carne - Domingo proximo, o sr. Miguel Caruso, proprietario de um açougue estabelecido no Mercado Publico, ns. 1 e 2, distribuirá aos pobres, 500 kilos de carne de carneiro. A distribuição será feita mediante cartões que vão ser enviados para as gerencias da “Ultima Hora” e desta folha.

Linha de cargueiros do Rio Grande a Cuba - O Lloyd Brasileiro acaba de crear uma linha de vapores cargueiros do Rio Grande a Cuba, fazendo escalas em Nova Orleans. Para inaugural-a, foi destacado o vapor “Jaboatão”, que no dia 20 do corrente partirá do Rio Grande para aquelles portos. A agencia, aqui, do Lloyd Brasileiro já está distribuindo praça para o referido navio. 

Hora litteraria - Realizar-se-á, hoje, ás 20 1/2 horas, no Theatro São Pedro, a hora litteraria promovida pela Associação Riograndense de Imprensa. 

TELEGRAMMAS

Construcção de açougues municipaes 

S. Paulo, 31 - Em sua proxima sessão, deverá a Camara Municipal aprovar o projecto que autoriza a prefeitura a construir vinte açougues nos diversos bairros desta capital, além de estabelecer açougues ambulantes. Taes açougues serão arrendados por concurrencia publica, devendo a carne ser nelles vendida pelos mesmos preços que vigoram nos mercados municipaes. 

A proxima conferencia de Haya

Paris, 31 - Ao que se sabe de fontes autorizadas, a França está indecisa sobre se participará ou não da projectada Conferencia de Haya, em que estudará a situação russa. O governo francez sente-se satisfeito com o facto de haverem os Estados Unidos concordado com os principios que a França deseja sejam definidos naquella reunião internacional. Segundo informações obtidas pelo governo francez, os bolchevistas querem fazer acreditar ao mundo que dispõe de grandes forças concentradas nas fronteiras da Polonia, quando, na realidade, taes concentrações não foram feitas. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 1 de junho na história

1808 - É lançado o primeiro jornal brasileiro, Correio Braziliense, por Hipólito José da Costa, em Londres, onde estava exilado.
1922 - Nasce a atriz e cantora Bibi Ferreira. 
1958 - Charles De Gaulle, general francês, é eleito primeiro-ministro.
1976 - O ex-presidente boliviano Juan José Torres, é assassinado em Buenos Aires, pela Operação Condor. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895