Flores da Cunha e Borges de Medeiros debatem melhorias nos serviços de água e esgoto de Uruguaiana

Flores da Cunha e Borges de Medeiros debatem melhorias nos serviços de água e esgoto de Uruguaiana

Correio do Povo do dia 20 de julho de 1922, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Buscava-se a ampliação do serviço de água e esgotos para Uruguaiana.

publicidade

Melhoramentos em Uruguayana

Chegou a esta capital, procedente de Uruguayana, o intendente desse municipio, dr. José A. Flôres da Cunha, que foi recebido em audiencia pelo dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, afim de tratar de asssumptos referentes aos serviços de agua e exgottos daquella cidade. O dr. Borges de Medeiros lembrou que tendo a municipalidade de Uruguayana em caixa a importancia de trezentos contos de réis para iniciar os referidos serviços, seria conveniente empregal-a na consolidação da actual divida da municipalidade, ficando, assim, livre o municipio de qualquer divida. S. exa. accrescentou que o governo do Estado endossara o emprestimo de dois mil contos, destinados ao serviço de água e exgottos. 

DIVERSAS

Lavanderia da Santa Casa - Na proxima segunda-feira realisar-se-á o segundo dos festivais promovidos em varios centros de diversões desta capital, em beneficio da construcção da lavanderia a vapor da Santa Casa. Esse festival terá lugar no Cinema Theatro Palacio, cujo proprietario se offereceu gentilmente a coadjuvar a commissão promotora do mesmo, obtendo tambem que a Companhia Cinematographica Universal cedesse gratuitamente o film “Com direito á felicidade”, afim de ser exhibido. 

O papel de imprensa - Importantes firmas dos Estados Unidos adquiriram a producção de papel da Suecia e Noruega, fazendo um contracto pelo qual esses paizes se compromettem a fornecer unicamente á America do Norte pelo espaço de 10 annos, todo o papel que fabricarem. Esse accordo ja existiu ha algum tempo, tendo como consequencia a grande alta do papel, que agora se repetirá, pelo monopolio daquelle artigo, que voltam a fazer os Estados Unidos. 

Exposição do Centenario - Continuam sendo feitas no local onde se realisou a Exposição Agro-Pecuaria, no arrabalde do Menino Deus, a seleção e o encaixotamento dos mostruarios que se destinam á Exposição do Centenario a realisar-se no Rio de Janeiro, no proximo mez de setembro. O dr. Borges de Medeiros visitou os mostruarios. ,

TELEGRAMMAS

O attentado contra o presidente Millerand 

Paris, 19 - Depois de um interrogatorio decisivo, o anarchista Gustavo Bonnet, autor do attentado de 14 de julho, confessou afinal, que, realmente, planejára assassinar o presidente Alexandre Millerand e o chefe do governo sr. Poincaré. Gustavo contou que esperava que ambos viajassem em uma mesma carruagem. Atirou contra o sr. Nandin, chefe de policia, julgando que se tratava do presidente do Conselho de Ministros. Entretanto, apesar de todos os esforços, recusou-se o criminoso, a dizer por que planejára esse attentado contra o presidente da França Alexandre Millerand.

Odio contra os judeus 

Tem havido grandes morticidios

Varsovia, 19 - Os jornaes desta capital publicam despachos de Reval, capital da Esthonia, noticiando que sobreveiu agora uma verdadeira tempestade de odios contra os judeus da Russia dos soviets e na Ukrania. Segundo os mesmos despachos, ultimamente, têm sido registrados nos dois paizes repetidos morticinios de judeus. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de julho na história

1873 - Nasce o aeronauta brasileiro Alberto Santos Dumont. 
1910 - Criação do Serviço de Proteção aos Índios, por proposta do marechal Rondon. 
1923 - A Grã-Bretanha propõe uma comissão para analisar a capacidade de pagamento da dívida de guerra alemã. 
1969 - Neil Armstrong torna-se o primeiro homem a pisar na Lua. 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895