Há um Século no CP

Flores da Cunha planeja ataque contra Honório Lemos e forças de Oswaldo Aranha invadem Pirajá

Correio do Povo do dia 1 de agosto de 1923, quarta-feira, noticiava:

Honorio Lemos com lideranças de sua tropa
Honorio Lemos com lideranças de sua tropa Foto : CP Memória

Politica rio-grandense - A situação no interior 

Santa Maria, 31 - Pessoas aqui chegadas dizem saber que o dr. Flores da Cunha se prepara para seguir em breve com destino ao Caverá, afim de atacar as forças revolucionarias do general Honorio Lemos aguardando a incorporação á sua columna do corpo commandado pelo dr. Oswaldo Aranha para empreender essa operação. Segundo informações aqui recebidas forças do corpo do comando do dr. Oswaldo Aranha invadiram, por segunda vez, a estancia do Pirajá, no municipio de S. Francisco de Assis, e pertencente ao coronel Augusto Marques da Cunha, presidente do directorio federalista desse municipio. As viagens pelo ramal ferro-viario de Livramento continuam irregulares.

DIVERSAS

Independencia da Suissa - Passa, hoje, mais um anniversario da independencia da Suissa. Por esse motivo os consulados conservar-se-ão embandeirados durante o dia. 

Concursos de canarios cantores - A Sociedade Avicola de Pelotas resolveu offerecer, na sua proxima exposição a realisar-se no mez de agosto corrente, o premio de uma medalha de ouro ao vencedor de dous gorgeios e agudos trinados. 

Morto por um trem - Segunda-feira ultima, ás 13 horas na estrada da Pedreira suburbios da cidade de Montenegro, occorreu lamentavel desastre que custou a vida de um pobre homem. Á hora mencionada seguia dessa cidade com destino a Volta do Barreto o trem que distribue comida ás praças do Exercito que se acham aguardando a viação-ferrea. Nessa occasião achava-se na casa de Veronica do Nascimento na estrada da Pedreira, o sr. Apollinario Pereira, residente na Costa da Serra, e que viera a cavallo buscar remedio para um seu visinho que se acha enfermo. Ao apear-se Apollinario amarrara o cavallo em que montava, emfrente da casa na cerca que separa o leito da via-ferrea da estrada de rodagem. A approximação do trem que corria com regular velocidade o animal espantou-se e Apollinario, querendo contel-o atravessa a linha sendo colhido pela locomotiva. 

TELEGRAMMAS

Fallecimento de um official revolucionario riograndense

Florianopolis, 31 - Realisou-se hontem em Lages o enterro do sr. Liborio Rodrigues Filho, sendo as cerimonias funebres enormemente concorridas. Compareceram todas as autoridades do municipio. O feretro foi carregado a mão até o cemiterio. Por occasião do sepultamento falaram em nome dos revolucionarios do Rio Grande varios oradores enaltecendo o valor e o patriotismo de Liborio Rodrigues filho, cuja morte foi muito sentida. O extincto era filho do coronel Liborio Rodrigues, prestigioso chefe federalista em Vaccaria, e tinha o posto de tenente -coronel chefe do estado maior das força do coronel Demetrio Ramos. O attestado de obito dá como causa da morte sincope cardiaca. 

Pedido de demissão do reitor da Universidade de Coimbra 

Lisboa, 30 - Como o Parlamento português não tivesse votado as verbas pedidas pela Universidade de Coimbra, o dr. Antonio Luiz Gomes, reitor desse estabelecimento de ensino pediu demissão do cargo.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 1 de agosto na história

1843 - Lançamento do primeiro selo postal no Brasil, o “Olho de boi”. 

1872 - Primeiro recenseamento no Brasil conta 9.930.478 habitantes (48% de mulheres) e 1.510.806 escravos. 

1892 - Operários realizam no RJ o primeiro Congresso Socialista.

1959 - Inauguração da Rodovia Rio-Teresópolis. 

2000 - Falência da Bloch Editores, a pedido dos próprios donos.