Forças de Turibio Gomes acampada em Caçapava

Forças de Turibio Gomes acampada em Caçapava

Correio do Povo do dia 17 de julho de 1923, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Tenente-coronel João Portinho e o coronel Turibio Gomes

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior 

Os revolucionarios de Caçapava

Caçapava, 16 - A columna revolucionaria commandada pelo coronel Turibio Gomes, continua acampada neste municipio. Sabbado ultimo, á tarde, esteve nesta cidade um piquete revolucionario daquella columna, o qual deu busca em varias casas de soldados que pertenciam ao esquadrão provisorio, inclusive na Pensão Economica, de propriedade do sr. Rangel Figueira, afim de apreender armas, roupas, e cavallos. Hoje, entrou aqui outro piquete da mesma força, e que veiu fazer o aprovisionamento de generos alimenticios. Os apparelhos do posto do observatorio gastronomico, e que se acham installados no pateo da Intendencia Municipal, foram completamente damnificados pelo piquete revolucionario que esteve occupando aquelle edificio publico, nos dias 8 e 9 do corrente. 

DIVERSAS 

As ultimas tempestades - Novos pormenores são conhecidos sobre o temporal que ha dias, caiu sobre varios municipios deste Estado, extendendo-se a região da costa, correndo risco de naufragios de muitos navios que navegavam na zona acossada pelo temporal. A velocidade do vento sudoeste foi calculada com a media de 12 metros por segundo. O tufão causou varios prejuizos materiaes, derrubando muros, cercas de madeira, arvores, etc. A Companhia Telephonica Rio-Grandense soffreu damnos consideraveis, rara sendo a rua em que não houve linhas rebentadas e postes caidos. Alguns desses fios, á noite, em contacto com um cabo conductor de eletricidade, produziram chamas. Os bondes deixaram de trafegar pela rua 15 de Novembro, por algumas horas. 

Uma esperteza dos meliantes - Acaba de surgir um “novo conto”. Os infatigaveis amigos do alheio notaram que o celebre “conto do pacote”, já muito gasto pelo uso, não mais produzia effeito, e, então, trataram de inventar um outro “conto” que substituisse o primitivo. O novo “conto” resume-se nisto: o larapio mune-se de uma folha de papel e abre uma subscripção com o suposto intuito de auxiliar o enterro de uma pessoa pobre. Ele apresenta uma lista de ajudantes. Quando a pessoa se retira para pegar a esmola ele pega objectos de seu alcance. 

TELEGRAMMAS

As divergencias entre a 

Saxonia e o Reich 

Berlim, 15 - Dizem de Dresden que o presidente do Conselho de Ministros do Estado declarou que tinha constatado recentemente a existencia de serias divegencias entre o seu ponto de vista e o do chanceller Cuno, concluindo para affirmar que os nacionalistas estão preparando para breve, um movimento que visa a queda do regimen republicano. 

Acquisição de um quadro 

de Rembrandt

Amsterdam, 15 - Uma firma allemã comprou, por trinta e seis mil florins, o quadro de Rembrandt, “Velho judeu”. 

O projecto de reforma 

eleitoral na Itália 

Roma, 16 - Na ultima sessão da Camara dos Deputados , a qual compareceram cerca de quatrocentos membros desta casa do Parlamento, o sr. Mussolini, presidente do Conselho de Ministros, respondeu aos ataques feitos, na sessão anterior, ao projecto de reform eleitoral. Disse elle que, apezar de tudo, o fascismo continua decidido a manter-se no poder. 

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 17 de julho na história

1934 - Getúlio Vargas é eleito presidente pela Constituinte. 
1955 - Juan Manuel Fangio é o campeão mundial de Fórmula 1. 
1955 - Inauguração da Disneylândia. 
1967 - Morre o saxofonista norte-americano John Coltrane. 
1986 - PCB faz primeiro congresso na legalidade. 
1999 - John Kennedy Jr. morre em acidente aéreo. 

 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895