Forças do general Felippe Portinho travam batalha violenta contra corpos da brigada do norte

Forças do general Felippe Portinho travam batalha violenta contra corpos da brigada do norte

Correio do Povo do dia 13 de setembro de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Chefes revolucionários Felippe Portinho, Leonel Rocha e Menna Barreto

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior 

Carasinho, 12 - Ante-hontem, os 1º e 2º corpos da brigada do norte seguiram com destino a Erechim constando que foram tomar parte num ataque ás forças revolucionarias commandadas pelo general Felippe Portinho. Consta que os chefes revolucionários Frederico Ebling, Menna Barreto, Leonel Rocha e Fabricio Vieira, fizeram juncção com Portinho, constituindo uma columna, armada e municiada, superior a 3000 homens. Noticias vindas hoje de Passo Fundo dizem ter-se travado violento combate no municipio de Erechim. Accrescentam as noticias que já teriam chegado áquella cidade varios feridos. 

Encruzilhada, 12 - Hoje, ás 5 horas da madrugada, esta villa foi atacada por um piquete revolucionario, commandado segundo consta, pelo capitão Oscar Ribeiro, que aqui esteve ha cerca de dois mezes. occupando a villa. 

DIVERSAS 

Navegação entre o Rio de Janeiro e Porto Alegre - Em primeira viagem chegará, amanhã, a esta capital o vapor “Icarahy” da Companhia Commercio e Navegação. Esse navio vem servir na linha de cargueiros que essa companhia mantem entre os portos desta capital e do Rio de Janeiro. O “Icarahy” servia até pouco tempo na linha de navegação que a Commercio e Navegação mantem no Rio de Janeiro para os portos do norte da Republica. 

Objectos perdidos - Estão depositados no escriptorio desta folha: um cinto encontrado por d. Consuelo Guedes, á rua dos Andradas: um mólho de chaves, encontradas pelo sr. Eugenio Kunz, á rua Independencia. Continuam depositados em nosso escriptorio um relogio com corrente e uma abotoadura de ouro. 

O fallecimento do marechal Hermes - 
O general Estilac Leal, commandante interino da 3º Região Militar, em boletim de hontem, determinou o cumprimento do acto do governo federal, que decretou luto por 3 dias, pelo fallecimento do marechal Hermes Rodrigues da Fonseca. 

Caixote com bombas de dynamite - 
Pelas 13 horas de hontem, foi avisado o 3 º posto de ter sido encontrado um caixote contendo diversas bombas de dynamite, em um boeiro da casa de machinas. 

TELEGRAMMAS

O centenario de um municipio 

Curityba, 12 - No dia 15 do corrente commemora o municipio de Ponta Grossa o centenario de sua fundação. Estão preparados festejos a que concorrerão todos os municipos do Estado. A commissão organisadora do programma activa os preparativos da solemnidade. É grande o numero de pessoas que têm affluido a essa cidade campesina para assistir ás festas. 

A eleição do sr. Epitacio Pessoa para o Tribunal de Justiça 

Internacional 

Rio, 11 - O Jornal do Commercio esclarece os varios passos dados para a apresentação da candidatura do sr. Epitacio Pessoa á vaga de Ruy Barbosa no Tribunal Permanente de Justiça Internacional, dizendo que duraram mais de cinco mezes essas negociações. 

O terremoto no Japão

Tokio, 11 - As companhias de seguro resolveram pagar integralmente os prejuizos causados pelos terremotos e incendios. Os viveres enviados de varios pontos, para soccorro dos necessitados, estão chegando em abundancia.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 13 de setembro na história
1821 - Abolição da escravidão no México.
1906 - Santos Dumont realiza, em Bagatelle, a primeira decolagem em público. 
1911 - Morre o poeta Raimundo Correa. 
1932 - O ex-presidente Artur Bernardes é preso.
1945 - Judeus reivindicam criação do Estado de Israel. 
1963 - João Goulart nomeia o Marechal Castelo Branco para a chefia do Estado-Maior do Exército.
1966 - Com o fim da estabilidade no emprego, é criado o FGTS.
1993 - Morre Austregésilo de Athayde, presidente da ABL.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895