Forças governistas se preparam para ataque do general Zeca Netto

Forças governistas se preparam para ataque do general Zeca Netto

Correio do Povo do dia 4 de abril de 1923, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Forças de Zeca Netto ameaçavam invadir São Jerônimo

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado Alarma em S. Jeronymo 

S. Jeronymo, 3 - Durante a noite passada, houve activa vigilancia por parte das autoridades daqui ante a ameaça da invasão da villa por forças do general Zeca Netto. Foram distribuidas patrulhas avançadas por varios pontos do municipio. Os logares de accesso á villa tambem foram patrulhados, havendo ordens terminantes de não deixar entrar e sair ninguem. As autoridades locaes permaneceram á noite na Intendencia e no alojamento das forças locaes. Houve rigorosa vigilancia, sendo collocadas metralhadoras em pontos estrategicos da villa e tendo sido nos arredores construidas cercas de arame farpado. O coronel João Rodrigues de Carvalho está no firme proposito de resistir a qualquer ataque a villa. Permanece no porto, de fogos acesos, um rebocador de minas de S. Jeronymo. 

DIVERSAS 

Sociedade Brasileira de Amigos da Cultura Germanica - Aproveitando a sua estada nesta capital, o dr. Everardo Backheuser, lente de mineralogia da escola Polytechnica do Rio de Janeiro, cogita da fundação neste Estado, de uma Sociedade Brasileira de Amigos da Germanica, cuja séde é no Rio de Janeiro. A convite daquelle professor reuniram-se nos salões do Turner-Bund, afim de tratar daquelle assumpto os srs. Waldemar Bromberg, dr. Alfredo Clemente Pinto, commendador Placido de Castro, Luiz Voelcker, Jorge Pfeiffer, dr. Lindolpho Collor, Lichtenberger, dr. Steidler, Alberto Bins e muitas outras pessoas. O dr. Backheuser, explicando os fins da reunião tratou longamente da acção daquella sociedade, das vantagens que a mesma trazia, tanto ao Brasil, como á Allemanha e terminou consultando os presentes sobre a possibilidade da fundação de uma secção neste Estado. Ápós alguns debates sobre o assumpto, ficou assentada a fundação provisoriamente, de um comité de angariação de associados para a novel associação até ser conseguida a fundação aqui de uma succursal. 

Objectos perdidos - O sr. Manoel Augusto Castro depositou em nosso escriptorio uma chave encontrada á rua 7 e setembro. O sr. João Christino encontrou á rua dos Andradas, uma chave com uma placa numerada.

TELEGRAMMAS

Letras catharinenses 

Florianopolis, 3 - A Sociedade Catharinense de Letras reformou os seus estatutos, afim de poder receber em seu seio os filhos dos outros Estados, que aqui trabalhem pela cultura e pelas letras catharinenses. 

O monumento ao senador Pinheiro Machado 

Rio, 2 - Em resposta a um telegramma do administrador do porto do Rio Grande ao director da Receita a proposito do monumento ao senador Pinheiro Machado, declarou aquelle, que as taxas de 2 % e 0,7% pertencem ao governo do Estado e que, por isso, escapa ao Thesourouro a faculdade de conceder a isenção das mesmas taxas, não podendo tambem ser dada a isenção da taxa de barra.

A situação européa 

As consequencia da occupação do Ruhr

Berlim, 2 - Referindo-se ao tiroteio havido nas officinas Krupp, o jornal communista “Die Rote Fahne” diz que, ha já varias semanas, haviam sido affixados boletins nacionalistas nas officinas incitando o sentimento nacional. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de abril na história

1872 - Criação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, São Paulo. 
1914 - Nasce a escritora Marguerite Duras. 
1955 - JK propõe em Jataí, Goiás, a mudança da Capital para o Planalto Central.
1958 - Nasce o cantor e compositor Cazuza. 
1968 - Assassinato do líder negro Martin Luther King.

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895