Forças opostas se organizam para momento de batalha

Forças opostas se organizam para momento de batalha

Correio do Povo do dia 10 de junho de 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Zeca Netto e seu Estado-Maio

publicidade

Politica rio-grandense - O Levante na fronteira do Estado 

Bagé, 8 - O contigente do corpo provisorio que daqui seguiu hontem sob o commando do tenente-coronel Antonio Nunes Garcia, levando como auxiliares os capitães Delfino Rodrigues e Plinio Azevedo, com destino a Santa Rosa, e o 2º batalhão de infantaria da Brigada Militar, do commando do tenente-coronel Lucas Martins, perfazem um total approximado de setecentos e cincoenta homens. Fala-se que irão ellas operar em combinação contra a columa revolucionaria do general Zéca Netto, que está oito leguas distante de Cerro Shato. Consta que seguiu um contigente da columna revolucionaria do general Estacio Azambuja, afim de auxiliar a de Zeca Netto.

DIVERSAS

A batalha naval do Riachuelo - Passa, amanhã, mais um anniversario da batalha naval do Riachuelo, travada em aguas do Paraguay, e na qual se cobriu de glorias a nossa Marinha de Guerra sob o commando do bravo Almirante Barroso. Esta data será commemorada festivamente em todos os navios e estabelecimentos da marinha sendo hasteado o pavilhão nacional com as honras da pragmatica. No destroeyer “Amazonas”, haverá o cerimonial da bandeira, formando toda a guarnição, sendo tambem melhorado o rancho. 

Escola nocturna - Abrir--se-á a 13 do corrente um Curso Nocturno para operarios e pequenos empregados que não possam frequentar as aulas de dia, no Collegio Nossa de Lourdes á rua General Caldwell n. 76. As aulas funccionarão ás segundas, quartas e sextas-feiras as 19 ás 21 horas, e as materias deste curso serão: portuguez, leitura, calligrafia, arithmetica, geographia e historia da patria. 

TELEGRAMMAS

Homenagem á memoria de João do Rio 

Rio, 8 - No dia 24 do corrente, segundo anniversario da morte de Paulo Barreto (João do Rio), será inaugurado no cemiterio de S. João Baptista, o mausoléo que os seus admiradores e amigos fizeram erigir por subscripção popular, sob o patrocinio do Real Centro da Colonia Portuguesa. 

A politica externa da Italia 

Roma, 9 - No discurso que proferiu no Senado, o presidente do Conselho, sr. Mussolini, começou por expôr em linhas geraes a situação politica da Italia. Afirmou que, sem duvida, a occupação do Ruhr tornára extremamente critica a solução da questão das reparações. Tornava-se, portanto, necessario precisar as linhas geraes dos projectos italiano, inglez e allemão, para se poder fazer um accôrdo. 

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 10 de junho na história

1907 - Primeiras fotos coloridas são obtidas pelos irmãos Lumiére. 
1915 - Tropas otomanas assassinam 25 mil armênios. 
1925 - Luiz Carlos Prestes assume a chefia do movimento armado, que passa a ser chamado de Coluna Prestes.
1931 - Nasce o cantor e compositor João Gilberto.
2000 - Morre o presidente da Síria Hafez Assad. 

O dia 11 de junho na história 

1889 - Visconde de Ouro preto faz o primeiro discurso na Câmara e anuncia a dissolução da Casa. 
1940 - Getúlio Vargas pronuncia um discurso pró-nazista. 
1974 - Morre o presidente Eurico Gaspar Dutra. 
1982 - Estreia nos cinemas o filme “ET, o Extraterrestre”.
1991 - Albânia inicia o governo não marxista após 40 anos. 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895