Forças revolucionárias do coronel Estácio Azambuja se concentram em Bagé e ameaçam proximidades

Forças revolucionárias do coronel Estácio Azambuja se concentram em Bagé e ameaçam proximidades

Correio do Povo do dia 21 de abril de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Coronel Estácio Azambuja com integrantes de sua tropa

publicidade

Politica rio-grandense - Agitação em Caçapava 

Caçapava, 19 - Corre como certo que os grupos opposicionistas que se estão organisando neste municipio irão apresentar-se, com elementos da Cachoeira, ao coronel Estacio Azambuja, que está reunindo gente nas divisas do municipio de Bagé com o de Lavras. Noticiam de S. Sepé que ali tambem se estão formando grupos que se incorporarão ás forças do coronel Estacio Azambuja. 

Caçapava, 20 - Os grupos opposicionistas deste municipio, de S. Sepé e de Cachoeira pretendem incorporar-se, hoje, ás forças revolucionarias, na Estancia da Porteira, de propriedade da familia Mercio, no municipio de Bagé. Diz-se que o plano dessas forças é invadir Lavras, S. Gabriel, Caçapava e S. Gabriel. 

DIVERSAS 

O novo edificio do Club Caixeiral - Acha-se exposto na Livraria Americana, o projecto do novo edificio do Club Caixeiral, elaborado pelos engenheiros Weise, Mennig e Cia., com escriptorio á rua dos Andradas n. 82. O edificio que será construido de cimento armado, terá 6 pavimentos, sendo que no primeiro serão installados a cosinha, restaurante, jogo de bola, etc. O segundo pavimento será a entrada principal do Club ao centro, que vae para a chapelaria, ao vestibulo e elevador, com escadaria monumental e ao lado 2 grandes salas para aulas. No terceiro pavimento, serão installadas as salas de bilhares, jogos e bibliotheca. No 4º pavimento, achar-se-á o grande salão de festas com um amplo “foyer” salão para senhoras e “fumoirs”. O 5º pavimento será para as galerias e restaurante do salão de festas e ficando a moradia do economo situada no 6º pavimento com amplas salas de moradia. A fachada é de bello estylo e fará uma esplendida vista. Os trabalhos de construcção são executados pela firma supra, da qual fazem parte os drs. Weise, Mennig e Lutzenberger. 

Dia de feriado - O dia de hoje é feriado, consagrado ao martyrio de Tiradentes. Por esse motivo, não haverá expediente nas repartições publicas e nos bancos, vendo o commercio fechar mais cedo as suas portas. 

TELEGRAMMAS

Banquete a Santos Dumont 

Paris, 20 - O sr. Luiz de Souza Dantas, embaixador do Brasil, nesta capital, offerecerá, no dia 3 de maio proximo, um banquete em honra do aviador Santos Dumont. Em seguida ao banquete, haverá uma grande recepção, no sumptuoso palacio onde funcciona a embaixada brasileira.

Conspiração communista contra o presidente do Conselho 

Milão, 19 - Após varios dias de constante vigilancia pelos fascistas, foram presos sete communistas, accusados de conspirarem contra a vida do presidente do Conselho de Ministros, sr. Benito Mussolini, e do leader socialista, deputado Turati. Diz-se que os conspiradores se tinham organisado segundo os moldes da associação Ku-Klux-Klan, dos Estados Unidos e do Canadá, usando capas pretas e mascaras. A policia declara que, o deputado communista Picelli não se acha ausente, no estrangeiro, como se suppunha, e é o chefe dos conspiradores.

Roma, 20 - Communicam de Milão, que foram presos novos communistas envolvidos na conspiração contra Mussolini. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 21 de abril na história:

1792 - Tiradentes é enforcado e esquartejado. 
1915 - Nasce no Mexico o ator Antony Quinn.
1927 - Mussolini promulga a Carta del Lavoro, de caráter fascista, que inspirou a legislação trabalhista brasileira. 
1927 - Inauguração do estádio de São Januário do Vasco da Gama, no RJ.
1998 - Morre Luís Eduardo Magalhães, deputado federal pela Bahia. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895