Fornecimento de luz elétrica aos veranistas da Tristeza

Fornecimento de luz elétrica aos veranistas da Tristeza

Correio do Povo do dia 29 de janeiro de 1924, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Veranistas do Clube Jocotó na Tristeza festejam o carnaval

publicidade

O enterro original

Aproveitando uma usina electrica estabelecida na Pedreira e destinada aos trabalhos do Estado, o governo resolveu fornecer luz ás casas dos moradores e veranistas da Tristeza que a quizessem tomar. Graças a isso em todas as residencias e casas commerciaes daquelle arrabalde, está sendo substituido pela luz electrica o antiquado lampeão de querozene. Em vista deste facto os socios do Club Jocotó, que se acham veraneando na Tristeza, resolveram fazer no proximo domingo, 3 de fevereiro, o enterro do lampeão de kerozene, com toda a solemnidade. Para esse fim, foi hontem affixado pelos socios do club Jocotó, nas barbeearias, casas de negocios e logares de maior transito da Tristeza. Depois do enterro haverá bondes para toda linha.

DIVERSAS

Novas irregularidades na Alfandega desta capital - Um novo desvio criminoso acaba de ser verificado na Alfandega desta capital, alem do que ali ja foi apurado nos caixas de selos e que, como noticiámos, montou a mais de 400 contos de reis. O sr. Fidelcino Coelho, inspector da Alfandega, attendendo ás solicitações do dr. Genulpho Freire, delegado fiscal, no sentido de apurar qualquer outra irregularidade, que por ventura existisse naquella repartição, tratou logo de investigar a respeito. Asssim é que, cumprindo as instrucções do delegado fiscal, a mesma inspectoria acaba de apurar um novo desvio criminoso de rendas, praticado em diversas epocas e cuja importancia, até agora verificada se eleva a 32:526$000, proveniente de impostos sobre dividendos, recolhido aos cofres dessa repartição por varias firmas, sem que, entretanto, a referida importancia tivesse sido escripturada e recolhida, de facto, aos cofres da respectiva thesouraria.

A situação do Estado - A direcção politica do partido republicano da Barra do Ribeiro promoveu, sabbado ultimo, uma festa commemorativa da assignatura da paz e tambem de propaganda para as proximas eleições federaes. Em um capão situado nos arredores daquella localidade foi servido gordo churrasco regado a chopp, tendo daqui seguido membros de Poa.

TELEGRAMMAS

O fallecimento de Lenine

Impressionante o movimento de visitas ao corpo do extincto chefe do governo

Moscou, 27 - O numero das pessoas que visitaram o corpo de Lenine já attingiu quatrocentos mil. O movimento ainda esta tarde era extraordinario e impressionante.

Moscou, 27 - Ao que se diz, caso fracassasse a existencia do triunvirato, o sr. Kameneff ou o sr. Stalin, succederão a Lenin na presidencia do conselho. O sr. Trotski partiu para o Caucaso, onde tenciona repousar durante algum tempo.

A situação na Allemanha

preparava-se uma conspiração communista em Wurtenberg

Londres, 27 - Os jornaes noticiam, em telegramma de Berlim, que foi descoberta em Wurtenberg uma conspiraçao communista contra o governo estadoal. Foram effectuadas varias prisões e apreendidos muitos explosivos.

Berlim, 28 - As manifestações pela memoria de Lenine, o povo aos gritos de “abaixo a policia”, “abaixo o capital”, forçou a intervenção dos policiaes.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 29 de janeiro na história

  • 1895 - Nasce o jornalista e escritor Aparicio Torelly, o Barão de Itararé.
  • 1905 - Morre o abolicionista José do Patrocínio.
  • 1929 - Trotsky é expulso da Rússia.
  • 1943 - Vargas e o presidente Roosevelt dos EUA, reúnem-se em Natal, RN.
  • 1975 - Armando Falcão, ministro da Justiça anuncia descoberta de gráficas comunistas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895